Cidades

Alerta de desmatamento caiu 60% em Mato Grosso em julho

Área com derrubada de árvores ficou cerca 170 km² abaixo do registro de 2020, conforme levantamento do Inpe

1 minuto de leitura
Alerta de desmatamento caiu 60% em Mato Grosso em julho
(Foto: Christiano Antonucci/ Secom-MT)

Os alertas de desmatamento caíram 60% em Mato Grosso em julho em comparação com ao mesmo mês em 2020. O Sistema de Detecção do Desmatamento em Tempo Real (DETER) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) identificou o corte raso de 116 km². 

Em julho de 2020, a área de mata derrubada foi de 293 km². A redução de área desmatada é associada à intensificação de monitoramento e fiscalização nos 10 municípios que mais desmatam: Colniza, Nova Bandeirantes, Aripuanã, Peixoto de Azevedo, Apiacás, Querência, União do Sul, Marcelândia, Juara, e Rondolândia. 

 A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) diz que já foram aplicados quase R$ 1 bilhão em multa por crimes ambientais em Mato Grosso até julho.  

“Mato Grosso já demonstra claramente a inversão na curva do desmatamento, que deveria aumentar nos meses de estiagem, e reduziu em 60% em julho. O governo instituiu a tolerância zero com os crimes ambientais”, explicou a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

Porém, o Estado ainda tem alto índice de atividades ilegais na exploração do meio ambiente. Conforme o Instituto Centro Vida (ICV), ao menos 28% de toda área queimada em 2021 ocorreu em áreas sem regularização. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes