Bem Estar

Alergias raras: quando o inesperado causa reações no organismo

Saiba quais são as alergias mais raras já identificadas no mundo. Tem até mãe com alergia ao filho

2 minutos de leitura
Alergias raras: quando o inesperado causa reações no organismo

Tão difícil de acreditar, quanto de diagnosticar. As alergias raras são consideradas estranhas e até mal compreendidas por muitos, inclusive pelos médicos. As comuns já estão na ponta de língua: poeira, alimentos e cosméticos. No entanto, como não ficar perplexo com a alergia a água, sol e até mesmo atividade física.

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico a um estímulo considerado comum, como medicamentos, pólen ou fungos. Os sintomas são desconfortáveis e afetam a qualidade de vida dos indivíduos, principalmente quando se trata de alergias raras, que podem desafiar a compreensão dos especialistas.

Um dos casos mais notáveis certamente é o de Rachel Warwick, que sofre de urticária aquagênica, uma condição rara que a torna sensível à água. Ele não consegue chorar ou suar sem ter reações dolorosas. Sair na chuva então, nem pensar.

Rachel Warwick é a britânica que tem alergia a água. Foto: divulgação

O LIVRE preparou uma lista das alergias consideradas mais raras no mundo. Confira:

Água

Rachel Warwick, uma jovem britânica, sofre de urticária aquagênica, uma condição rara que a torna sensível à água. Ela experimenta inchaço, coceira e dor quando entra em contato com a água, mesmo que seja em forma de lágrimas ou suor.

Sol

A alergia ao sol, também conhecida como fotoalergia, vai além das queimaduras. Para aqueles alérgicos aos raios solares, uma breve exposição pode causar irritações na pele, coceira e o surgimento de pequenas manchas. Essa alergia geralmente afeta idosos e mulheres de 15 a 35 anos, com pele mais clara.

Filho

Algumas mulheres desenvolvem uma reação alérgica ao próprio filho durante a gestação. Os sintomas incluem coceira, irritação e erupções cutâneas. Essa condição é chamada de Penfigoide Gestacional e pode ser tratada com medicamentos anti-histamínicos e corticoides.

Pressão

Para algumas pessoas, usar roupas apertadas ou receber uma massagem pode se tornar um pesadelo. Isso ocorre devido a uma propriedade da pele chamada dermografismo, que reage quando é submetida a qualquer tipo de pressão, mesmo que seja leve. Os sintomas incluem inchaço e inflamação na maioria dos casos.

Alergia à atividade física

Longe de ser apenas uma frescura, existem pessoas que apresentam urticária e até anafilaxia durante a prática de exercícios físicos. Os sintomas mais comuns incluem coceira intensa, sensação de calor, vermelhidão, inchaço, tontura, vômitos, cólicas e diarreia. Em algumas pessoas, a reação só ocorre se elas ingerirem trigo ou alguma outra fonte de glúten antes da atividade física.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
1
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes