DestaquesEleiçõesEspecialPersonagensPolítica

Abílio Junior: conheça os candidatos a prefeito de Cuiabá

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

Arquiteto por formação, com graduação pela Universidade de Cuiabá (Unic), em 2016, ele entrou para um cargo público no cenário nacional do “Fora, Dilma” e da polêmica das obras da Copa do Mundo em Cuiabá. Agora, Abílio Júnior (Podemos) acredita que pode ser o próximo prefeito de Cuiabá. 

Diz ter sido um dos primeiros a protestar contra a retirada de árvores dos canteiros das avenidas Tenente Coronel Duarte e Fernando Corrêa, onde está planejada a implantação do Veículo Leve sobre Trilho (VLT), em 2013. 

Para ele, a desarborização foi antecipada, sem necessidade, e a consequência seria piora da qualidade de vida. E essa não seria uma decisão isolada, que teria contribuído para deixar Cuiabá para trás no ranking das cidades inteligentes.

LEIA TAMBÉM

“Ninguém mais pensa a cidade de Cuiabá como um lugar para se desenvolver e aumentar a qualidade de vida de seus habitantes. As obras que estavam previstas na matriz da Copa tinham sido pensadas há 10, 15 anos e ninguém se preocupou em colocar o projeto em execução”, afirma. 

O planejamento teria que ser pensado do aumento do verde distribuído pela cidade à reformulação das calçadas. A ideia de conjunto, diz Abílio, não tem adesão por causa da “divisão” da cidade entre grupos empresariais, segundo ele, com a conivência dos gestores públicos. 

E a gestão de Emanuel Pinheiro (MDB) faria uma confluência desses pontos – falta de projetos de infraestrutura com foco na mobilidade urbana e o acordo com grupos empresariais. 

“Não precisa criar a Time Square e nem teleférico em Cuiabá. É preciso pensar as coisas mais simples. Se pensar as calçadas, o problema de mobilidade para o pedestre só vai aumentar. Mas, os serviços da cidade estão vendidos para um grupo tal ou para outro”, afirma. 

Aos 36 anos e casado, com o primeiro filho a caminho, Abílio diz que sua religião cristã serve para orientar suas ações e não vê problema em lidar com diferentes religiões. 

Política e religião seriam coisas distintas e a primeira é decidida pela aliança que os candidatos fazem. Pra ele, a política deve ser vista sob as dicotomias de direita e esquerda e a velha e a nova. 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Esportes

O impacto da música na experiência de jogo

Geral

Mais de 70 pessoas foram presas em 2025 por fazer “gato” de energia em MT

Energisa e polícia intensificam fiscalização desde janeiro
A Propósito

Parabéns, Xomano!

Xomano venceu mais uma batalha e não precisará fazer mais hemodiálise
Alistamento Voluntário Feminino - Forças Armadas - Exército
Oportunidades

Quer vestir a farda? Exército abre seleção com mais de 1,1 mil vagas

Inscrições vão até 4 de maio e salário pode chegar a R$ 6,7 mil
21 de abril de 2026 23:16