Cidades

Longe de ser uma cidade inteligente: Cuiabá é a 95ª de 100 cidades brasileiras

Capital está atrofiada em índices importantes como educação, saúde e segurança, que refletem na qualidade de vida de seus habitantes

1 minuto de leitura
Longe de ser uma cidade inteligente: Cuiabá é a 95ª de 100 cidades brasileiras
(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Cuiabá ocupa 95ª posição no ranking das 100 cidades mais inteligentes do Brasil. A Capital é a única cidade de Mato Grosso a aparecer na lista das 100 mais desenvolvidas do país, mas bem distante das primeiras colocadas em quesitos importantes. 

Em educação, meio ambiente e segurança, por exemplo, Cuiabá não tem resultados satisfatórios. Isso significa que a qualidade de vida em Cuiabá tem condições precárias. 

A avaliação está no Ranking das Cidades Inteligentes Conectadas 2020, divulgado no fim de semana. O estudo, desenvolvido pela Urban Systems, leva em consideração mais de 70 itens das principais publicações internacionais sobre o desenvolvimento urbano. 

No ranking, Cuiabá tem números bem baixos. Os serviços de saúde ocupam a 90ª posição na lista das 100, com nota 3,6. A gestão pública, classificada como governança, também tem resultado pífio e aparece 92ª colocação, com nota 5,8. 

De dez itens considerados mais relevantes para o desenvolvimento inteligente, apenas em dois Cuiabá alcançou resultado na média. Os serviços de tecnologia e inovação ficaram 37ª posição (nota 3,5) e o empreendedorismo na 49ª (nota 1,2). 

O desenvolvimento atual da economia ficou na 60ª colocação. Já em outros quatro itens – educação, urbanismo, meio ambiente e segurança pública – os resultados ficam de fora do ranking 100 cidades com melhores condições. 

No Centro-Oeste, Cuiabá é a sexta colocada e entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, 30ª colocada.

A capital de São Paulo é a cidade com melhores índices, ou a mais inteligente do país. Em segundo e terceiro lugar aparecem, respectivamente, Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes