Longe de ser uma cidade inteligente: Cuiabá é a 95ª de 100 cidades brasileiras

Capital está atrofiada em índices importantes como educação, saúde e segurança, que refletem na qualidade de vida de seus habitantes

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Cuiabá ocupa 95ª posição no ranking das 100 cidades mais inteligentes do Brasil. A Capital é a única cidade de Mato Grosso a aparecer na lista das 100 mais desenvolvidas do país, mas bem distante das primeiras colocadas em quesitos importantes. 

Em educação, meio ambiente e segurança, por exemplo, Cuiabá não tem resultados satisfatórios. Isso significa que a qualidade de vida em Cuiabá tem condições precárias. 

A avaliação está no Ranking das Cidades Inteligentes Conectadas 2020, divulgado no fim de semana. O estudo, desenvolvido pela Urban Systems, leva em consideração mais de 70 itens das principais publicações internacionais sobre o desenvolvimento urbano. 

No ranking, Cuiabá tem números bem baixos. Os serviços de saúde ocupam a 90ª posição na lista das 100, com nota 3,6. A gestão pública, classificada como governança, também tem resultado pífio e aparece 92ª colocação, com nota 5,8. 

De dez itens considerados mais relevantes para o desenvolvimento inteligente, apenas em dois Cuiabá alcançou resultado na média. Os serviços de tecnologia e inovação ficaram 37ª posição (nota 3,5) e o empreendedorismo na 49ª (nota 1,2). 

O desenvolvimento atual da economia ficou na 60ª colocação. Já em outros quatro itens – educação, urbanismo, meio ambiente e segurança pública – os resultados ficam de fora do ranking 100 cidades com melhores condições. 

No Centro-Oeste, Cuiabá é a sexta colocada e entre as cidades com mais de 500 mil habitantes, 30ª colocada.

A capital de São Paulo é a cidade com melhores índices, ou a mais inteligente do país. Em segundo e terceiro lugar aparecem, respectivamente, Florianópolis (SC) e Curitiba (PR). 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

13 COMENTÁRIOS

  1. Com o tipo de políticos que se apoderam do poder que aqui existem não se pode esperar outro resultado. Pior se pelo menos se importassem após uma reportagem dessa mas nem isso ligam.

  2. Começando pelo governo esse é um pau rodado dos piores, ultimamente os governantes são todos pau rodado,e as cuiabanadas aceita e elegem esse pau rodado por um sacolão ,pra que investir na educação, saúde e segurança se esses pau rodado precisa e de gente burra que lambem o chão por onde esses pau rodado passam fica aqui a minha revolta com a nossa gente tão sem espectativa de crescimento e triste com a atual notícias do nosso velho Cuiabá mt, Terra a onde os pau rodado vem fazer as suas vidas…… decepção, revoltada indignada

  3. Povo porco, mal educado e egoísta. Não gostam de árvores e gramado em casa pq tem preguiça de varrer as folhas, mas na hora de estacionar o carro, usam a árvore dos vizinhos. Constroem sobre calçada, concretam o lote inteiro e se acham melhores que os outros. Os cuiabanos eram pessoas simples, educadas e receptivas, mas os jovens perderam toda simplicidade dos antigos. Cuiabá já foi muito melhor.

  4. NÃO vamos ficar trocando ferpas, tudo isso é o resultado individual de nós mesmo, só após cada um de nós fizermos a nossa parte esse resultado será revertido em beneficios para nós.
    Nessa altura do campeonato, creio que não iremos encontrar o verdadeiro culpado, tendo em vista que não queremos admitir mas os verdadeiros culpados somos nós mesmo.
    Agente só precisa tomar vergonha na cara e cuiadar mais da nossa querida Cuiabá. VAMOS FAZER A NOSSA PARTE, vamos cuidar da nossa casa da nossa rua do nosso bairro da nossa cidade e do nosso estado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorJovem invade a casa da ex e mata a facadas o atual namorado dela
Próximo artigoMulher é estuprada e humilhada pelo próprio marido