O prefeito eleito de Cuiabá, Abilio Brunini, tentará destinar R$ 100 milhões da Câmara Federal para a Secretaria de Saúde de Cuiabá. São R$ 67 milhões da própria cota de deputado federal, no orçamento do próximo ano, e outros R$ 33 milhões dos demais integrantes da bancada.
“As votações para a emenda parlamentar devem acontecer nas últimas sessões do ano. Estou fazendo uma articulação para trazermos R$ 100 milhões de emendas. As minhas representam R$ 67 milhões e vou conversar com os demais deputados para que a gente possa ter mais recurso”, disse.
Nas últimas semanas, Abilio tem tido agenda dupla, de deputado federal e de prefeito eleito. Segundo ele, sua presença física em Brasília é necessária de terça-feira, à tarde, a quinta-feira. O plano é manter a rotina até o fim de dezembro.
Abilio diz que a permanência no mandato de deputado é para garantir o envio das emendas para Cuiabá. No momento, o Orçamento 2025 da União está em disputa no Senado. O problema é as regras para a execução das emendas parlamentares.
Além da bancada federal, o prefeito eleito diz que tem pedido ajuda financeira para os deputados estaduais, inclusive os seus adversários na campanha deste ano, Eduardo Botelho (União Brasil) e Lúdio Cabral (PT).
O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) anunciou esta semana que vai diplomar os candidatos eleitos em Cuiabá no dia 18 de dezembro. A cerimônia é reconhecimento da vitória eleitoral e a chancela para eles assumirem os cargos a partir de 1º de janeiro de 2025.