Onde ir

AAPOC lança projeto voltado a mudar a ótica com que o paciente com câncer é visto

O lançamento será no dia 8 de outubro e terá a participação de Adrya Almeida

3 minutos de leitura
AAPOC lança projeto voltado a mudar a ótica com que o paciente com câncer é visto
(Foto: Assessoria)

A Associação de Apoio aos Pacientes Oncológicas de Cuiabá (AAPOC) realiza na próxima sexta-feira (8) o lançamento do Projeto AVIVAR. O evento, um chá da tarde, será realizado no restaurante Mahalo, das 16h30 às 18h30, com show de Adrya Almeida.

O projeto tem como objetivo trazer uma maneira de conscientizar as pessoas em relação à luta contra todos os tipos de câncer. Com isso, nasceu a ideia de dar início ao movimento e mudar a óptica com que o paciente com câncer é visto e tratado em Cuiabá.

A AAPOC

A associação de Apoio aos Pacientes Oncológicas de Cuiabá, nasceu do encontro entre duas amigas de infância, Danúbia e Janaína, que cruzaram seus caminhos novamente na batalha contra o câncer. Na época Janaína já estava curada do câncer de mama e Danúbia estava fazendo a quimioterapia de um segundo diagnóstico de tumor maligno localizado nos seios.

Elas se juntaram na fundação da AAPOC em dezembro de 2020, com a presidente Sandra, seguida pelos membros Marina, Fábio, Michelle, Mariana, Maysa, Elizangela, Adenil, Simone, Arlete e Fabrízio.

A associação tem uma frase de ordem: “O câncer não espera”. Portanto, toda causa envolvendo o paciente oncológico é urgente e importante. A AAPOC atua diretamente com os pacientes oncológicos através de campanhas de conscientização, orientação jurídica, apoio material (quando necessário), e acompanhamento do tratamento.

Independente de serem pacientes SUS, de plano de saúde ou tratamento particular, pois para a associação todos os pacientes importam. Hoje a AAPOC apoia três instituições de forma fixa: O ITC – Instituto de tratamento de tumores de Cuiabá, que atende cerca de 1500 pacientes por mês, o CECI – Centro de especialidades em câncer infanto-juvenil, ambos via SUS, e a Casa Transitória Irmã Dulce, que abriga pacientes em vulnerabilidade financeira, que estão em tratamento em Cuiabá, mas são residentes em outras cidades.

Para dar vida ao projeto, o artista Rafael Jonnier, foi o responsável pela criação da marca do tradicional laço, que ganhou rostos e cores, simbolizando o avivamento, a alegria, e a esperança que eles levam a cada um dos assistidos.

“Antes de olhar o câncer, precisamos olhar a pessoa, seus sonhos, sua trajetória, e ajudá-la a passar por essa batalha com acolhimento e dignidade”, disseram Janaína e Danúbia.

O Projeto AVIVAR surgiu da vontade da AAPOC de alertar a sociedade sobre a importância de olhar para a causa do paciente oncológico ao longo dos 12 meses ao ano. O lançamento acontece durante o Outubro Rosa, que tem sido um importante holofote para a causa.

A associação convidam a todos a serem “Anjos da AAPOC”, fazendo parte deste movimento de alguma forma, sendo elas:
• Com contribuições mensais a partir de R$20;
• Entrando para o nosso grupo de voluntários;
•Adquirindo os produtos do projeto;
• Comparecendo aos nossos eventos, contando para os amigos, fazendo parte da história.

Instagram: @aapoc.oficial

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes