Carregando...
Mato Grosso

Desembargador suspende condenação de Fabris para que ele possa disputar eleição

Foto de Gabriela Galvão
Gabriela Galvão

Condenado a 6 anos e 8 meses de reclusão por crime contra a Administração Pública, o deputado estadual Gilmar Fabris (PSD) conseguiu suspender a sentença no Tribunal de Justiça e, assim, deve ter sua candidatura à reeleição autorizada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Pra receber liminarmente o recurso, o desembargador José Zuquim Nogueira se utilizou do argumento do dano que a demora poderia causar ao parlamentar, que poderia ser impedido de disputar as eleições. O magistrado ressaltou, entretanto, que não cabe ao Tribunal de Justiça decidir sobre a elegibilidade, que deve ser analisada pela Justiça Eleitoral.

Em sua defesa, Fabris argumentou que o acórdão do Tribunal de Justiça, referente a condenação, incorreu em omissão, uma vez que a pena aplicada já deveria ter prescrito. “O requerente alega que quando da sua condenação, deveria o acórdão do Tribunal Pleno ter se manifestado sobre a prescrição da pretensão punitiva, tendo como base a pena in concreto e não a pena in abstracto, e, assim o fazendo, já haveria de ter sido reconhecida a prescrição em seu favor”, diz trecho da decisão.

Zuquim sustentou, contudo, que o pedido referente à pena deve ser analisado pelo colegiado do Tribunal Pleno.  “Fato é que, inobstante o objeto dos embargos seja matéria a ser apreciada pelo Colegiado do Tribunal Pleno, em havendo a plausabilidade e evidente perigo na demora militando em favor do requerente, recebo os embargos no efeito suspensivo, até julgamento do recurso por esta Corte”.

Fabris teve seu pedido de registro de candidatura impugnado pelo Ministério Público Federal com base na Lei da Ficha Limpa, cujo julgamento ainda não foi realizado pela Justiça Eleitoral. Ele foi condenado sob acusação de envolvimento em esquema criminoso que desviou R$ 1,5 milhão da Assembleia Legislativa em 1996, período em que presidia o Legislativo. Com a decisão, contudo, o pedido de ser deferido.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Pronto Socorro de Várzea Grande faz mutirão para abastecer banco de sangue nesta sexta e sábado

Campanha busca reforçar estoques da unidade de urgência, que atende toda a Baixada Cuiabana. Veja os requisitos para doar
Crônicas Policiais

Homem que estuprou a própria cunhada e ameaçou família de morte em MT é preso no Pará

Suspeito de 25 anos obrigou a vítima de 22 a usar drogas antes do crime em Lucas do Rio Verde. Ele chegou a se esconder no Rio de Janeiro antes de ser capturado
Geral

Pontes e Lacerda recebe 78 câmeras do Governo para reforçar combate à criminalidade

Equipamentos do programa Vigia Mais MT integram o município à rede estadual de segurança, garantindo ações mais rápidas da polícia
Opinião

Quem sustenta Cuiabá?