Foram depositados R$ 2,928 milhões nas contas dos Fundos Municipais de Saúde de Cuiabá e de Rondonópolis, na última quinta-feira (24). O valor será repassado pelas prefeituras aos hospitais filantrópicos e se refere aos 20% do que foi arrecadado pelo Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal de Mato Grosso (FEEF/MT), receita que deve ser repassada à Secretaria de Estado de Saúde (SES) até o dia 7 do mês subsequente da arrecadação.
Foram destinados, ainda, R$ 816 mil para o custeio de cirurgias cardíacas (toracotomia) realizadas em unidades e R$ 9 milhões serão repassados para as prefeituras para o pagamento da Atenção Básica, Farmácia Básica, Paici (regionalização) e UPAs, entre outros programas.
Além dos 20% destinados aos filantrópicos, a distribuição do valor mensal é de 10% para restabelecimento e manutenção dos estoques da Assistência Farmacêutica, 20% para transferência fundo a fundo aos municípios destinados à Atenção Básica e 50% para outras ações da saúde.