Carregando...
Mato GrossoPolítica

Janaína Riva afirma que MDB cogita lançá-la candidata ao governo de MT em 2026

Janaína sobre operações contra Emanuel Pinheiro
Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

A deputada estadual Janaína Riva afirmou que o MDB espera que ela disputa o governo de Mato Grosso 2026. Segundo ela, já haveriam algumas opiniões no partido de que ela é candidata mais provável no cenário pós-eleição municipal.

“Já tem um entendimento de que o natural seria eu ser candidata a uma majoritária, e a minha preferência, eu nunca escondi, seria uma disputa ao Senado, então dentro do partido a gente não tem dificuldade nisso, é algo que é consenso”, disse.

No fim do ano passado, o MDB anunciou a saída da base do governador Mauro Mendes após conflitos políticos, sobre a eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, e investigação ao ex-secretário de Agricultura Familiar, Luluca Ribeiro.

Na eleição de 2024, o MDB (Movimento Democrático Brasileiro) foi um dos partidos grandes que encolheu. Ele perdeu a concorrência nas duas maiores cidades em Mato Grosso, Cuiabá e Várzea Grande, e no caso da capital, Emanuel Pinheiro (MDB) saiu com a imagem desgastada pelas várias investigações na gestão.

Janaína distinguiu resultado da eleição por cidade e disse que as derrotas estão ligadas diretamente aos candidatos escolhidos – o empresário Domingos Kennedy e ex-prefeito Kalil Baracat.

“O MDB poderia ter ganho mais, mas ainda é o terceiro maior partido do Estado, isso tem que ser lembrado também, só fica atrás do PL e do União Brasil. Eu não tenho tanto essa preocupação com relação ao volume de grupo, porque isso depende muito das alianças que serão feitas”, afirmou.

Se ela for candidata daqui dois anos, tanto ao Senado quanto ao governo, deverá enfrentar o grupo do governador Mauro Mendes (União Brasil), que já apoiado para o governo e poderá concorrer ao Senado. Internamente ao partido, existe o grupo de apoiadores de Emanuel Pinheiro.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Oportunidades

Fisioterapeuta traz a Cuiabá protocolos apresentados em congresso internacional sobre lipedema

Especialista que acaba de palestrar em Lisboa levará aos profissionais de saúde protocolos atualizados de diagnóstico e tratamento da doença durante capacitação presencial nos dias 16 e 17 de julho
Política

Pivetta espera receber apoios de Abilio Brunini e Flávia Moretti na campanha eleitoral

Governador afirmou que declarações de gestores virão na hora em que sentirem à vontade para demonstrar a sua confiança no governo
Política

Governo de Mato Grosso cogita privatizar a gestão da Arena Panantal

Arena teria custo de R$ 20 milhões ao ano para manutenção, e o Estado não tem condições para administrá-la com foco no comércio
Política

Zé Medeiros participa da inauguração da Casa da Direita e defende impeachment de Alexandre de Moraes

Deputado federal relembrou a trajetória do movimento conservador, pediu união da direita e afirmou que o espaço será voltado à mobilização e ao debate político