Carregando...
Crônicas Policiais

Gaeco investiga possível ligação de servidores penitenciários com o Comando Vermelho

Operação Gaeco Comando Vermelho servidores penitenciários
Foto de Redação
Redação

O Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco) deflagrou hoje (3) a Operação Nexus. A investigação apura possível ligação de agentes públicos com a facção criminosa Comando Vermelho de Mato Grosso.

Foram cumpridos 5 mandados de busca e apreensão, sendo 4 em residências e um na Associação dos Servidores da Penitenciária Central (Aspec).

A operação busca arrecadar documentos que comprovem vínculos de transações financeiras e enriquecimento ilícito. Segundo o Gaeco, apesar da Associação não possuir capital social, movimentou entre o período de 18/09/2019 a 03/07/2023 mais de R$ 13 milhões.

O Gaeco cita ainda que “Sandro Louco”, um dos líderes da facção criminosa, preso em outro processo, em seu interrogatório teria vinculado a cantina/mercadinho, à facção criminosa Comando Vermelho.

O réu disse que o estabelecimento possibilitava a circulação de mercadorias e capitais de maneira autônoma pelos líderes faccionados. Sugeriu também a ocorrência de movimentação milionária de dinheiro em espécie no local, sem qualquer fiscalização, por servidores públicos investigados e reclusos da unidade prisional e que toda a verba transacionada seria relacionada à Aspec.

O nome da operação, Nexus, é de origem latina e significa vínculo ou conexão.

(Com Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Oportunidades

Fisioterapeuta traz a Cuiabá protocolos apresentados em congresso internacional sobre lipedema

Especialista que acaba de palestrar em Lisboa levará aos profissionais de saúde protocolos atualizados de diagnóstico e tratamento da doença durante capacitação presencial nos dias 16 e 17 de julho
Política

Pivetta espera receber apoios de Abilio Brunini e Flávia Moretti na campanha eleitoral

Governador afirmou que declarações de gestores virão na hora em que sentirem à vontade para demonstrar a sua confiança no governo
Política

Governo de Mato Grosso cogita privatizar a gestão da Arena Panantal

Arena teria custo de R$ 20 milhões ao ano para manutenção, e o Estado não tem condições para administrá-la com foco no comércio
Política

Zé Medeiros participa da inauguração da Casa da Direita e defende impeachment de Alexandre de Moraes

Deputado federal relembrou a trajetória do movimento conservador, pediu união da direita e afirmou que o espaço será voltado à mobilização e ao debate político