Carregando...
BrasilEleiçõesEleições 2018Eleições 2022Mato GrossoPolíticaSeleção dos Editores

Prefeito de Tangará renuncia a vaga e Marrafon assumirá cadeira na Câmara Federal

Foto de Redação
Redação

O prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson, anunciou na manhã deste domingo (28), durante uma live, a renúncia à vaga de deputado federal.

Ele deveria assumir a cadeira no lugar de Neri Geller, que teve o mandato cassado por abuso de poder econômico.

Com esta decisão, o advogado e candidato a deputado federal Marco Marrafon (Cidadania) é quem ficará oficialmente com a vaga. Ele deve ir para Brasília ainda na terça-feira (30) para entregar a carta de renúncia e solicitar a posse na Câmara Federal, para que possa cumprir os cinco meses de mandato.

A vaga para Vander foi anunciada na sexta-feira (26) após a recontagem dos votos feita pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MT). O chefe do Executivo explicou que para tomar posse teria que renunciar ao comando da Prefeitura, mas assumiu um compromisso de quatro anos.

“Para assumir o cargo eu teria que renunciar ao mandato de prefeito. Só que em virtude do compromisso que temos com a prefeitura, eleito com 73% dos votos, temos ainda dois anos e meio de mandato e fazendo um balanço com amigos, vereadores, secretários, entendemos que devemos permanecer cargo de prefeito”, afirmou durante live transmitida nas redes sociais.

No anúncio feito ao lado de Marrafon e do deputado estadual Dr João, o prefeito aproveitou para fazer um compromisso com o advogado para que ele possa priorizar o município de Tangará da Serra na destinação de emendas.

Ele ainda elencou as principais dificuldades como a questão da infraestrutura, como a malha viária que está há muitos anos sem manutenção, e, ainda, a questão do abastecimento de água, além da saúde.

“Eu tenho que renunciar o mandato, então o mandato é do Marrafon, eu não posso assumir. Diante disso, eu quero a sua sensibilidade de enviar pelo menos 50% das emendas para nosso município”, declarou.

Marrafon aproveitou também para fazer um balanço de suas ações voltadas ao município na época em que foi secretário de Educação, lembrando da entrega de duas novas escolas, reformas de outras seis, além de implantar uma unidade com ensino integral e a descentralização das escolas militares. Além disso, aproveitou para se comprometer a destinar pelo menos R$ 15 milhões em emendas para o município.

O valor será aplicado conforme a necessidade indicada pelo prefeito Vander.

“Um deputado de verdade tem que lutar pelas grandes pautas nacionais. É para isso que serve um parlamentar federal, pensar nas pessoas e fazer um estado mais leve, mais empreendedor, mais eficiente, com menos tributação, mas sem descuidar das emendas que fazem a diferença nos municípios. Quero deixar registrado que assumindo o cargo, no debate do orçamento para 2023, destinarei R$ 7,5 milhões de emendas impositivas para Tangará e mais R$ 7,5 milhões das emendas disponíveis que a gente vai brigar para viabilizar. Então, são 15 milhões para o orçamento de 2023, porque Tangará terá um deputado federal de verdade e parlamentar que vai priorizar e cuidar dessa região”, afirmou.

Marrafon apontou algumas das suas prioridades no mandato, como os programas educacionais. “Estamos muito preocupados com a polarização e pouco com as questões do dia a dia das pessoas. A educação é a base da sociedade”, declarou.

O candidato ressaltou ainda sua preocupação com a questão da saúde mental da população e prometeu trabalhar para levar investimentos para os centros de apoio psicossociais. Ele também prometeu apresentar a proposta das escolas plenas para o Ministério da Educação. Para o advogado, é preciso pensar na educação voltada não apenas ao ensino integral, mas também com qualificação e tecnologia, para que os jovens possam já sair das escolas encaminhados para o mercado de trabalho.

Por fim, o prefeito informou que assinou a carta de renúncia e nesta segunda-feira (29) irá ao cartório reconhecer firma para que já na terça-feira (30) Marrafon possa ir a Brasília entregar o documento ao presidente da Câmara, deputado federal Arthur Lira (PP), para que inicie o trâmite para a posse. A expectativa é de que o advogado assuma a cadeira ainda esta semana.

(Da Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Oportunidades

Fisioterapeuta traz a Cuiabá protocolos apresentados em congresso internacional sobre lipedema

Especialista que acaba de palestrar em Lisboa levará aos profissionais de saúde protocolos atualizados de diagnóstico e tratamento da doença durante capacitação presencial nos dias 16 e 17 de julho
Política

Pivetta espera receber apoios de Abilio Brunini e Flávia Moretti na campanha eleitoral

Governador afirmou que declarações de gestores virão na hora em que sentirem à vontade para demonstrar a sua confiança no governo
Política

Governo de Mato Grosso cogita privatizar a gestão da Arena Panantal

Arena teria custo de R$ 20 milhões ao ano para manutenção, e o Estado não tem condições para administrá-la com foco no comércio
Política

Zé Medeiros participa da inauguração da Casa da Direita e defende impeachment de Alexandre de Moraes

Deputado federal relembrou a trajetória do movimento conservador, pediu união da direita e afirmou que o espaço será voltado à mobilização e ao debate político