DestaquesEleiçõesMato GrossoPolítica

ALMT libera deputados em setembro para fazer campanha eleitoral

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

Deputados estaduais vão acumular sessões no início de setembro para liberar o restante do mês para a campanha eleitoral. A proposta aprovada na sessão desta quarta-feira (10) agenda até quatro sessões para o dia 5, depois disso, os deputados só voltam a ter sessão após as eleições, em outubro. 

Conforme o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), quatro dias de sessão devem ocorrer antes do praticamente recesso, que abrirá espaço nas agendas dos parlamentares para suas campanhas de reeleição. Nos dias 17, 24, 31 e 5 de setembro. 

“Nós vamos voltar a ter sessão, depois do dia 5, caso tenha alguma pauta urgente para ser votada ou algo assim. No dia 24, vamos fazer uma sessão exclusivamente para votar vetos [são cerca de 30 na pauta] e nos dias 17 e 31 são sessões normais. Aí, no dia 5, a gente faz de duas, três, até quatro sessões, se for preciso, para liberar os deputados”, afirmou. 

A maioria dos deputados estaduais vai concorrer à reeleição neste ano. Desde que retornou do recesso do meio de ano, na semana passada, Botelho tem cobrado os parlamentares a presença em plenário parar evitar o encerramento de sessões por falta de quórum. Esse episódio ocorreu na semana passada. 

Hoje, ele disse que, apesar de não ver necessidade para o uso, ele poderá acionar uma lei aprovada pelos próprios parlamentares que desconta da folha pagamento individual os dias de falta na sessão. 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Passageiro é preso no Aeroporto Marechal Rondon com 10,6 kg de cocaína colada ao corpo

Denúncia da Denarc levou à abordagem antes do voo
Crônicas Policiais

Vereador de Barra do Bugres que espancou esposa é preso em Cuiabá após 24 horas foragido

Laércio Noberto Júnior foi detido no bairro do Porto neste sábado
Crônicas Policiais

Homem é preso após agredir dona de bar e entrar em briga com facão no interior

Filho da proprietária interveio para defendê-la; suspeito de 37 anos foi capturado pela PM embriagado e com ferimento na perna
Crônicas Policiais

Menino de 12 anos é obrigado a cavar a própria cova em “tribunal do crime” em VG

PM resgatou a vítima momentos antes da execução no bairro Vila Arthur; quatro integrantes de facção foram presos com pás e picaretas
26 de abril de 2026 06:21