Justiça

Supremo autoriza indústrias a pedir ressarcimento de ICMS a mais em energia

Foto de Reinaldo Fernandes
Reinaldo Fernandes

O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou empresários da indústria em Mato Grosso a pedir restituição de cobrança a mais de percentual do ICMS sobre a energia elétrica feita desde 2010. 

A maioria do pleno julgou a favor do pedido feito pela Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), na terça-feira (30). O Estado terá acesso à decisão com direito de modulação. 

Conforme o Fiemt, por mais de dez anos o Estado cobrou das indústrias taxa maior de imposto pelo fornecimento do serviço de energia elétrica. A média estadual seria de 17% enquanto as indústrias pagariam 25%. 

A Federação diz não ter um cálculo da quantia que poderá ser pedido de ressarcimento por mais de uma década de cobrança agora julgada irregular. 

Em outubro passado, a Justiça Federal em Santa Catarina decidiu pela inconstitucionalidade da cobrança feita pelo Estado de Mato Grosso. Essa análise abriu caminho para o julgamento desta semana do Supremo.   

O STF ressaltou no processo que o Estado tem o direito de requerer o processo para modular os efeitos, ou seja, analisar o impacto da decisão para restringir os efeitos. Porém, antes disso, já fica liberada a apresentação dos pedidos de restituição. 

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Sema apresenta plano de conservação da UHE Juruena em Campos de Júlio e Sapezal

Reuniões públicas nesta quinta e sexta-feira discutem o uso e a proteção do entorno do reservatório; evento terá transmissão ao vivo
Crônicas Policiais

Operação Lei Seca prende 60 motoristas e remove mais de 200 veículos em Mato Grosso

Balanço do fim de semana aponta 540 multas aplicadas em cinco cidades; Cuiabá e Rondonópolis lideram as fiscalizações
Crônicas Policiais

Homem é preso com malas prontas após agredir colega com pauladas em Barra do Bugres

Suspeito de 53 anos tentou fugir de fazenda após discussão; vítima foi socorrida pelo Samu com cortes no pescoço
Geral

Socorro 36% mais rápido: Parceria entre Samu e Bombeiros amplia atendimentos em MT

Chamadas para 192 e 193 agora são unificadas no Ciosp; sistema garante envio da ambulância mais próxima da ocorrência
21 de abril de 2026 10:44