CidadesCuiabáDestaquesSeleção dos Editores

Vídeo | Fumaça de incêndio em Chapada dos Guimarães invade Cuiabá

Foto de André Souza
André Souza

As imagens impressionam. Nas fotos, Cuiabá parece ter sido tomada por uma névoa, nesta segunda-feira (31). Contudo, a realidade é outra: o céu da Capital foi tomado por uma cortina de fumaça vindo dos incêndios no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Segundo o Corpo de Bombeiros, o vento Norte com maior velocidade em direção à Cuiabá trouxe a fumaça.

O incêndio já destruiu cerca de 2 mil hectares de vegetação do Cerrado.

As regiões atingidas ficam na Área de Proteção Ambiental (APA) do parque de Chapada. Há cerca de 10 dias os militares têm trabalhado para combater as chamas.

As mudanças na direção do vento são, inclusive, uma das maiores dificuldades enfrentadas por quem combate o fogo.

Além dos vento, a extensão e a diferença de altitude também são fatores que complicam os trabalhos. Não há, segundo os bombeiros, conexão entre o planalto e a planície.

(Foto: Crispim Brasil)

Previsão do tempo

A previsão para os próximos dias não é nada animadora: o tempo seco e quente vai continuar. No decorrer desta segunda-feira (31), em todo o Estado, as temperaturas devem ficar acima dos 38°C. Vários locais podem passar dos 40°C.

Mas o calor não é exclusividade da Capital. No domingo, o INMET também registrou 41°C em Poxoréo (distante 265 km de Cuiabá) e 40,5°C em Cáceres (215 km de Cuiabá).

Em Chapada dos Guimarães, as temperaturas devem chegar aos 38ºC.

LEIA TAMBÉM

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Crônicas Policiais

Polícia prende enfermeira que se passava por “Dra.” nas redes sociais para atrair pacientes

Proprietária de clínica de estética é suspeita de exercício ilegal da medicina e comercialização de remédios sem registro na Anvisa
calor - quente - temperatura
Geral

Se prepare! Fim de semana terá clima abafado e máximas de até 37°C em MT

Previsão aponta sol entre nuvens e chuvas rápidas ao longo dos dias
Crônicas Policiais

“Presente e facada”: Homem é atacado por amante após atender pedido de compra

Vítima de 46 anos tentava terminar relacionamento extraconjugal quando foi atacada; suspeita confessou o crime e foi presa em flagrante
Crônicas Policiais

Traficante com extensa ficha criminal morre em troca de tiros com a Força Tática

Suspeito de 22 anos era monitorado por tornozeleira e reagiu à abordagem da Operação Tolerância Zero em Primavera do Leste
24 de abril de 2026 18:18