40ºC na sombra: Cuiabá tem mais uma semana sem chuvas pela frente

Desde 14 de agosto, termômetro chega a esse patamar na Capital. Temperatura está mais de 1ºC acima da máxima do ano passado

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

A passagem de duas frentes frias nesta semana pelo Sul e Sudeste do Brasil não vai alterar em nada a rotina dos mato-grossenses. Segundo previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o tempo extremamente seco e quente ainda vai predominar no Estado esta semana. A chance de alguma chuva até o fim do mês é baixa.

No decorrer desta segunda-feira (31), em todo o Estado, as temperaturas devem ficar acima dos 38°C. Vários locais podem passar dos 40°C.

Neste domingo (30), por exemplo, Cuiabá registrou máxima de 41,8°C. O recorde anterior era de 41,6°C nos dias 28 e 29 de agosto.

Agora, já são 9 dias em agosto com temperatura igual ou superior a 40°C e de forma consecutiva. O termômetro tem passado dessa marca, à sombra, todos os dias desde 14 de agosto.

Paralelo a isso, a umidade relativa do ar baixou para apenas 11%.

Em agosto do ano passado, a temperatura máxima em Cuiabá foi de 39,5°C e o termômetro não atingiu os 40°C em nenhum dia, pela medição do INMET.

Mas o calor não é exclusividade da Capital. No domingo, o INMET também registrou 41°C em Poxoréo (distante 265 km de Cuiabá) e 40,5°C em Cáceres (215 km de Cuiabá).

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPolícia Federal cumpre 623 mandados no país contra grupo criminoso
Próximo artigoTeletrabalho veio para ficar?