CarreiraConsumoDestaquesNegóciosSeleção dos EditoresTecnologia e Inovação

Home office: 86% dos empregados gostariam de continuar trabalhando em casa

Foto de Redação
Redação

Um estudo realizado pelo FGVim, centro de pesquisas sobre inovação da Fundação Getúlio Vargas, aponta que, embora mais da metade dos profissionais (56%) tenha encontrado alguma dificuldade para trabalhar em casa durante a pandemia do novo coronavírus, 86% deles gostariam de manter o home office, mesmo quando o período de isolamento social acabar.

Outro levantamento da FGV, entretanto, aponta que para fazer isso, é preciso alguma adaptação.

Em parceria com o Institute of Employment Studies (IES), do Reino Unido, e apoio técnico da empresa Sharecare, o Centro de Estudos em Planejamento e Gestão de Saúde da FGV identificou que os sintomas físicos que se tornaram mais frequentes que o habitual entre os brasileiros que aderiram ao home office foram: dores nas costas (58%), no pescoço (75%), fadiga ocular (55%), perda de sono (55%) e dores de cabeça (53%).

LEIA TAMBÉM

A grande maioria dos entrevistados (87,4%) começou a trabalhar em casa devido à pandemia, mas apenas 15,9% receberam algum tipo de suporte para o trabalho por parte do empregador.

Além disso, 46%  disseram ter passado a trabalhado mais horas que antes e em horários irregulares.

Uma realidade que, segundo a executiva especializada em habilidades comportamentais em empresas Erika Linhares pode ser diferente com um passo a passo relativamente simples de ser seguido.

1. Estabeleça horários

Evitar dormir e acordar tarde é o primeiro passo. O ideal é que você mantenha uma rotina próxima de quando o trabalho era presencial. Passar a acordar mais tarde pode dar a impressão de férias e causar improdutividade, segundo Linhares.

Além disso, é preciso que você estabeleça – e siga – um horário de trabalho. Colocar em um cronograma sua rotina, estabelecendo horários para cada tarefa, pode ajudar.

2. Faça pausas, mas conscientemente

Ficar o dia todo na frente de uma tela pode causar estresse. Por isso, faça intervalos e os inclua dentro do cronograma da rotina diária. Mas não se deixe levar pela rotina da casa.

Com marido ou esposa e filhos no mesmo ambiente de trabalho, é preciso fazer “pactos” para manter a produtividade.

No caso das crianças, é preciso combinar os horários em que os pais estão trabalhando e não podem ser interrompidos. É fundamental que eles aprendam a respeitar o limite de convivência.

3. Escolha o melhor local de trabalho

Segundo Erika Linhares, é fundamental que esse espaço seja longe da cama e da televisão. Além disso, se o espaço estiver organizado vai te ajudar a manter a concentração para que o trabalho possa fluir.

Ter as ferramentas que você precisa funcionando perfeitamente também evita atrasos, seja internet ou notebook, por exemplo.

4. Mantenha contato com as pessoas

Linhares diz que é preciso acionar as pessoas com quem você se relacionava no ambiente de trabalho mesmo à distância. Não é preciso esperar um encontro físico para resolver problemas. Ferramentas como telefone, Skype ou as redes sociais estão aí para isso.

E quando optar por fazer uma reunião virtual, compartilhe o material previamente. Isso vai fazer com que todos tenham conhecimento sobre o assunto a ser discutido, dessa forma, a reunião tende a ser mais rápida e pragmática.

(Com informações da Agência Bori e da Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

Socorro 36% mais rápido: Parceria entre Samu e Bombeiros amplia atendimentos em MT

Chamadas para 192 e 193 agora são unificadas no Ciosp; sistema garante envio da ambulância mais próxima da ocorrência
inquéritos
Crônicas Policiais

Professor de música e ex-companheira são presos por estupro e pornografia infantil em MT

Suspeito simulava ameaças de facção para obrigar mãe a filmar abusos contra os próprios filhos; polícia busca outras vítimas
Oportunidades

Inscrições abertas: Escolas Técnicas de MT ofertam vagas para Agricultura e Agropecuária

Edital para o segundo semestre de 2026 contempla cidades como Alto Araguaia, Sorriso e Sinop; inscrições são online
Geral

Bombeiros controlam incêndio em silo de soja em fazenda de Pontes e Lacerda

Equipe precisou esvaziar estrutura para extinguir chamas e evitar perda total da carga; ninguém se feriu
20 de abril de 2026 20:06