CidadesComportamentoConsumoNegócios

Consumo consciente: cuiabanos estão entre os consumidores mais controlados do país

Foto de André Souza
André Souza

As famílias cuiabanas têm pensado duas vezes na hora de comprometer a renda familiar e se endividar. O consumo consciente vem crescendo e virou tendência na Capital, segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Turismo (CNC).

A preocupação dos cuiabanos com os gastos vem desde fevereiro de 2017. À época, segundo a pesquisa, as famílias da Capital passaram a comprometer menos de 30% da renda total. O percentual é considerado aceitável por especialistas.

Em janeiro deste ano, 16,6% das famílias cuiabanas comprometeram a renda familiar exclusivamente para pagar dívidas. De acordo com a CNC, o percentual é menor que a média nacional que alcançou 29,4% no mesmo período.

Apesar do cuidado com os gastos, o número de famílias endividadas em janeiro de 2020 aumentou em Cuiabá e no Brasil, quando comparado com o mesmo período do ano passado. Na Capital, o índice é de 57,8% e no país 60,1%.

LEIA TAMBÉM

O cartão de crédito é o maior vilão e o principal tipo de dívida de 75% das famílias na Capital. Em seguida aparecem os carnês (34,5%) e os financiamentos de carros (7,3%).

O percentual de inadimplentes também cresceu. O número das famílias cuiabanas que atrasaram as contas subiu de 25,1% para 26,3%.

Os dados foram divulgados pela Federação do Comércio de Bens, Serviço e Turismo de Mato Grosso (Fecomércio-MT).

(Com Assessoria)

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Eleições 2026Política

Veja vídeo! Mauro chama Botelho de “Bobo da Corte” e manda deputado ir trabalhar

Ex-governador reage com sarcasmo a fala de deputado sobre “monarquia” em MT
Eleições 2026Política

Otaviano Pivetta afirma que é da “direita de resultado”

Governador reforçou que a boa avaliação do Governo de Mato Grosso valida os resultados que estão melhorando a vida das pessoas
Economia

Correios registram prejuízo de R$ 8,5 bilhões e dívida triplica em um ano

Perda recorde em 2025 é impulsionada por rombo de R$ 6,4 bilhões em processos judiciais; empresa acumula 14 trimestres no vermelho
Economia

Governo envia PLP ao Congresso para reduzir impostos sobre combustíveis com lucro do petróleo

Proposta cria mecanismo de compensação usando royalties e receitas do pré-sal para baixar PIS, Cofins e Cide durante conflitos internacionais
24 de abril de 2026 05:07