17 de abril de 2026 20:51
Cidades

Sete frigoríficos de MT são autorizados a exportar frangos e suínos para a China

Foto de Gabriele Schimanoski
Gabriele Schimanoski

Mato Grosso passará a vender mais carnes para China. Nesta segunda-feira (09), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu um comunicado do órgão de sanidade chinês, no qual informava que outros 25 frigoríficos brasileiros estão habilitados para exportar carnes para o país asiático.

Mato Grosso passará a vender mais carnes para China. Nesta segunda-feira (09), o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) recebeu um comunicado do órgão de sanidade chinês, no qual informava que outros 25 frigoríficos brasileiros estão habilitados para exportar carnes para o país asiático.

No estado, o número passa de um para sete habilitados. Entre eles estão as plantas da BRF de Lucas do Rio Verde e o Vale Grande, de Matupá. Até então, somente a unidade do grupo JBS de Barra do Garças era autorizada a exportar para a China.

Só neste ano, Mato Grosso já exportou o equivalente a US$ 97,105 milhões em carne bovina para a China, 13% do total exportado pelo estado nos primeiros oito meses deste ano em valores.

Em volume, a participação chinesa este ano foi de 10%, com 19,53 mil toneladas de carne bovina (congelada) de um total de 193 mil toneladas de carne bovina exportada (congelada e resfriada).

Dos 25 frigoríficos autorizados em todo o país, neste comunicado, 17 são de carne bovina, seis de frango, um de porco e um de asinino. Com essa decisão, o Brasil passa de 64 plantas habilitadas para 89.

Foto: Assessoria

Novos mercados

As negociações para a ampliação de mercado foram conduzidas pelo Mapa, em conjunto com o Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do Brasil em Pequim.

Entre 2018 e 2019, o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac) também promoveu duas missões para a China juntamente com o Mapa e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex) e firmou, em setembro do ano passado, um protocolo de intenções com o NBCIC (National Beef Cattle Improvement Center), o Centro Nacional de Desenvolvimento da Carne na China.

O documento visou a conjugação de esforços para o desenvolvimento de estudos e pesquisas para o aprimoramento da produção de bovinos chineses e habilitação de plantas frigoríficas para o aumento das exportações de carne bovina de Mato Grosso.

O presidente do IMAC, Guilherme Linares Nolasco, disse que é objetivo é promover a carne de Mato Grosso no mercado interno e externo, “dando apoio às indústrias e aos produtores e como suporte ao governo do Estado em ações estratégicas de mercado e de desenvolvimento tecnológico da cadeia da carne”.

Nolasco disse ainda que o processo para novas habilitações teve início no ano passado, com visitas de técnicos chineses às plantas frigoríficas de Mato Grosso e de representantes do governo brasileiro à China.

“O Mapa vem desde o ano passado negociando com o governo chinês as adequações necessárias para a habilitação de mais unidades frigoríficas brasileiras. Este ano, durante a feiral de SIAL, mais uma rodada de conversa foi realizada para que todas as exigências fossem atendidas. Um trabalho realizado por muitos agentes públicos e privados que deverá intensificar o comércio da nossa carne”.

Confira os SIFs habilitados

-Número 411 – Redentor de Guarantã do Norte;1751 – Marfrig de Tangará da Serra; 1811 – Naturafrig de Barra do Bugres; 2015 – Marfrig de Várzea Grande; 3941 – Agra de Rondonópolis e 4490 – Vale Grande de Matupá.

*Com informações de assessoria

Saiba mais

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

Geral

TRT-MT fixa em R$ 30 milhões valor para Estado adquirir prédio da Santa Casa em Cuiabá

Decisão judicial estabelece lance mínimo para continuidade do processo; montante será destinado ao pagamento de dívidas trabalhistas acumuladas pela antiga gestão
Geral

Linha 735 entra em operação para ligar o Parque Cerrado ao Centro de Cuiabá

Nova rota reforça o transporte na região Sul com veículos climatizados e trajeto via Distrito Industrial; Capital atinge a marca de 100 linhas ativas
VG Fight Iteec Brasil
EsportesGeral

Iteec Brasil celebra o aniversário de Várzea Grande com evento gratuito de artes marciais

Festival de lutas contará com a disputa de seis cinturões de cinco modalidades diferentes
Geral

​Festival da Pamonha projeta movimentar 40 toneladas de milho e lança concurso inédito em Cuiabá

7ª edição do evento na Comunidade Rio dos Peixes terá premiação para a melhor receita de pamonha doce e salgada; expectativa é de 30 mil visitantes até terça-feira (21)