Comportamento

84% da população tem acesso à Internet no Brasil, segundo pesquisa

Estatísticas revelam aumento significativo no acesso à internet no Brasil, atingindo 156 milhões de pessoas em 2023

2 minutos de leitura
84% da população tem acesso à Internet no Brasil, segundo pesquisa
(Foto: Reprodução/Pixabay)

No cenário digital brasileiro, o acesso à internet registrou um aumento expressivo em 2023 e alcançou 84% da população. O crescimento representa um avanço em relação aos 80% registrados no ano anterior. Segundo especialistas, o resultado marca um período de expansão após o registro de estabilidade durante o biênio da pandemia de covid-19.

Os dados fazem parte da pesquisa TIC Domicílios 2023. Os números indicam que há 156 milhões de brasileiros conectados. Eles também destacam a existência de uma parcela adicional de aproximadamente 164 milhões de pessoas que utilizam aplicativos no smartphone. Sendo assim, o resultado demonstra um potencial de alcance ainda maior da conectividade no país.

Destaque na Internet para público feminino e classes C e D/E

A análise por segmentos revela que, em 2023, o aumento significativo no acesso à internet foi impulsionado pelo público feminino, que passou de 81% para 86%. Além disso, as classes C e D/E também apresentaram crescimento, atingindo 91% e 67%, respectivamente.

Contudo, apesar da maior porcentagem de crescimento ter sido observada nas classes D/E, o número absoluto de brasileiros conectados foi mais expressivo na classe C. Dessa forma, pode-se constatar a influência da renda na expansão da conectividade nos domicílios.

Desconectados: queda para 29 milhões em 2023

Embora haja avanços, a pesquisa destaca que 29 milhões de brasileiros permanecem desconectados. O número representa uma redução em relação aos 36 milhões de 2022. A maioria desses não-usuários é urbana (24 milhões), com ensino fundamental (24 milhões), pertencente às classes D/E (17 milhões), negra (17 milhões), idosa (16 milhões), do sexo masculino (16 milhões) e concentrada nas regiões Nordeste e Sudeste (10 milhões em cada região).

Para Alexandre Barbosa, gerente do Cetic.br, do NIC.Br, e coordenador da pesquisa, “o número de brasileiros desconectados ainda é preocupante”. Na opinião dele, diante da crescente digitalização de atividades e serviços, a falta de acesso à internet pode resultar em exclusão de inúmeras oportunidades.

Detalhes da pesquisa

A TIC Domicílios 2023, realizada em todo o Brasil entre março e junho, com coleta de dados em 23,9 mil domicílios e 21,2 mil respondentes. A ação é uma iniciativa que visa traçar o perfil do acesso do brasileiro às tecnologias de conexão. Os resultados refletem não apenas números, mas também os desafios e oportunidades presentes no cenário tecnológico nacional.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes