Negócios

Atraso: Mato Grosso terá cobertura total de internet 5G só a partir de 2029

Estado já está atrás de outros estados na implantação da tecnologia mais sofisticada para acessar a internet

2 minutos de leitura
Atraso: Mato Grosso terá cobertura total de internet 5G só a partir de 2029

Mato Grosso só deve ter cobertura total do 5G a partir de 2029. O fiscalizador da Anatel (Agência Nacional de Telefonia), Juberto Araújo, diz que as operadoras não têm obrigação de prestar o serviço a todas as cidades, pois as linhas de telefones móveis têm legislação privada.

Segundo ele, as operadoras assinam contrato privado para celulares e internet, e a Anatel não exige que haja cobertura total dos serviços prestados nesse modelo. As empresas podem limitar as ofertas a locais economicamente mais atraentes.

“O que a Anatel tem feito é criar compromissos contratuais de abrangência, então as operadoras trocam boa parte dos valores que elas iam pagar [em impostos], assumindo localidades que do ponto de vista econômico não seriam tão atrativas”, disse Juberto.

O tempo estimado para as operadoras em atividade em Mato Grosso disponibilizar a tecnologia mais avançada de conexão segue “gradualmente até 2029”. O funcionário da Anatel foi ouvido hoje (27) na CPI da Telefonia.

A tecnologia 5G passou a funcionar no Brasil em julho de 2022; para o Mato Grosso a autorização foi dada em setembro. Tim, Claro e Vivo são as operadas com maior número de clientes.

Um levantamento divulgado em julho deste ano pela Conexis Brasil Digital apontava que na época apenas três cidades em Mato Grosso tinham torres de sinal 5G– Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis. Mas, a cobertura não estava disponível para toda a zona urbana.

O presidente da CPI, deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos) diz que o serviço é precário em Mato Grosso, apesar do faturamento em bilhões das operadoras.

“Só para se ter uma ideia, em 2022, a Vivo teve lucro total de R$ 48 bilhões e lucro líquido de R$ 5,6 bilhões”, afirmou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes