Youtuber usa montagem de matéria do Livre para espalhar fake news

Esdras também espalha informações falsas no Facebook e Telegram

(Reprodução/Facebook)

O youtuber Esdras Prado fez um live na noite desta quinta-feira (11) para “alertar” que o Supremo Tribunal Federal (STF) supostamente teria mandado prender youtubers de todo o Brasil. Para provar seu argumento, Esdras utilizou uma matéria inexistente do LIVRE, que expôs na live e espalhou fake news por mais de 20 minutos.

Utilizando o layout do LIVRE, Esdras manipulou um print criado com um título e um texto que nunca existiram. Pelas redes sociais, várias pessoas denunciam o youtuber pela propagação de notícias e informações falsas em seu canal do Youtube, que tem mais de 110 mil inscritos.

Esdras também tem um blog, que usa de apoio para divulgação de suas lives com notícias falsas, bem como grupos no Telegram e Facebook.

De acordo com diretor-geral do LIVRE, o jornalista Orlando Morais, o caso já foi denunciado ao YouTube e um boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil de Mato Grosso.

“O que essa pessoa fez é totalmente inadmissível. Ele disse que ‘recebeu a notícia de uma amiga’ e verificou que é real. Mas isso é impossível, porque o Livre nunca a publicou. Ele mente sobre a matéria, sobre o Supremo Tribunal Federal e sobre a Polícia Federal”, disse.

“Além de expor o site com uma informação totalmente inverídica, ele expôs o nome de uma repórter somente para dar voz a seus delírios”.

Segundo o diretor do site, o departamento jurídico do LIVRE também deve tomar as providências cabíveis.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

8 COMENTÁRIOS

  1. Isso ta mais parecendo uma jogada para justificar outras coisas. Muito sem noção, muito simples e fácil de rastrear essa Fake News, parece que ele queria que pegassem mesmo o erro.

  2. Gente aos 37 minutos e 05 segundo o Esdras volta a atacar O Livre, no seguinte vídeo:
    URGENTE BRASIL: LULA , CABRAL VÃO ABRIR A BOCA….. ( O BRASIL JÁ EXPLODIU)
    https://www.youtube.com/watch?v=O_Pe8pTGobw
    A Redação de O Livre já prestou dois Boletins de Ocorrência contra o Esdras Padro!
    O Esdras já apagou o 1º vídeo que gerou toda essa confusão que a equipe de O Livre fez um print e colocou na reportagem escrita.
    O Esdras também fez um vídeo dando satisfações ao público e que eu ainda não tive tempo de escutar:
    ESCLARECIMENTOS: SOBRE A MATERIA DO JORNAL LIVRE !!!
    https://www.youtube.com/watch?v=2Az2sotVMik
    O Esdras já ficou medo!
    Bolsonarista ou Intervencionista bate o pino!!!

  3. Boa noite!
    Tenho pena é das pessoas que acreditam nele e não procuram a fonte das tais informações. Ele mentiu na cara dura mesmo, pois na tal live que ele fez e teve que remover, os comentários estavam desabilitados, assim como estão desabilitados nessa nova live que ele se justifica e ainda ameaça o jornal se não remover a notícia sobre ele. Infelizmente é assim que muitos YouTubers querem crescer e ter milhares de inscritos. O Pior é que por causa de pessoas como ele é que no final vão mesmo acabar tendo que censurar a Internet, e nós que não agimos assim também iremos ser considerados pela justiça como propagadores de notícias falsas. Lamentável!

  4. TODOS JA CONHECEM A PENELOPE CHARMOSA KKK JA E CONHECIDO PELAS SUAS LOUCURAS E UM MOLEKE QUE QUER APARECER …O PIOR E A PESSOA QUE SE ENVOLVE COM UM DOENTE DESSES …

  5. Vou dizer uma coisa. Cada Youtuber tem uma forma de se expressar.
    No caso os títulos dos vídeos e thumbnails são polêmicas de propósito para chamar atenção e mais de 70% do vídeo não tem NADA HAVER COM O TÍTULO E NEM A THUMBNAIL, NÃO É SEU “””””””EI NERD?!””””””” Se essa notícia foi publicado por vocês eu não sei porque quem controla o site pode ocultar a notícia, principalmente quem utilizar o sistema WordPress, ir só na postagem e ocultar. Não digo que isso ocorreu mas há um dilema, foi montagem ou Verdade? Ambos precisam provar, tanto vocês do site quanto ele. E se ele for ser obrigado a se posicionar diante da justiça, ele tem que ir obviamente com provas, senão não há motivos para se defender. Seria ele muito burro se fizesse montagem sem pensar em consequências. No caso a NOTÍCIA VERDADEIRA DEVE PASSAR POR ESSAS ETAPAS ANTES DE SER CONSIDERADA VERDADE:

    1. Ler a notícia a atentar aos detalhes;
    2. Pesquisar por muito mais fontes da mesma notícia, se existir mais fontes, OK, passou da segunda etapa;
    3. Ouvir dos detentores das ações noticiadas em um vídeo, um pronunciamento, entrevista falando basicamente a mesma coisa que a notícia foi dita.

    Exemplo da etapa 3: A partir de amanhã (17/04/2020) Prefeito Crivella baixará decreto para obrigar o uso de máscaras na rua.

    Seria essa notícia verdade? SIM! Porque? Ele fez um pronunciamento exibido na Rede Record na tarde de hoje, portanto É VERDADE MAIS UMA BABAQUICE LACRADORA NO RO DE JANEIRO DO QUAL EU NÃO OBEDECEREI, PORQUE AO INVÉS DE SE PREOCUPAR COM O EMPREGO, AS DÍVIDAS E A FOME DO POVO CARIOCA, ELE COLOCA DRONES NA ORLA DO RIO DE JANEIRO, SUSPENDE OS ÔNIBUS INTERMUNICIPAIS (ISSO EU VI PESSOALMENTE AO SAIR NA RUA), AGORA, FORÇAR O POVO A USAR MÁSCARAS!

    Assim que devemos analisar uma notícia.
    Agora outro exemplo, CODIV-19 mata muitas pessoas e contamina muitas pessoas.

    Agora, CADÊ OS DADOS? AS FAMÍLIAS? CADÊ AS PROVAS? Por isso que eu não acredito em nada de CODIV-19 em questão de mortes.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHospital de Cuiabá inaugura nova ala, com mais 16 leitos
Próximo artigoAs Panteras: Kristen Stewart estrela as primeiras imagens divulgadas