Cidades

Youtuber usa montagem de matéria do Livre para espalhar fake news

1 minuto de leitura
Youtuber usa montagem de matéria do Livre para espalhar fake news
(Reprodução/Facebook)

O youtuber Esdras Prado fez um live na noite desta quinta-feira (11) para “alertar” que o Supremo Tribunal Federal (STF) supostamente teria mandado prender youtubers de todo o Brasil. Para provar seu argumento, Esdras utilizou uma matéria inexistente do LIVRE, que expôs na live e espalhou fake news por mais de 20 minutos.

Utilizando o layout do LIVRE, Esdras manipulou um print criado com um título e um texto que nunca existiram. Pelas redes sociais, várias pessoas denunciam o youtuber pela propagação de notícias e informações falsas em seu canal do Youtube, que tem mais de 110 mil inscritos.

Esdras também tem um blog, que usa de apoio para divulgação de suas lives com notícias falsas, bem como grupos no Telegram e Facebook.

De acordo com diretor-geral do LIVRE, o jornalista Orlando Morais, o caso já foi denunciado ao YouTube e um boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil de Mato Grosso.

“O que essa pessoa fez é totalmente inadmissível. Ele disse que ‘recebeu a notícia de uma amiga’ e verificou que é real. Mas isso é impossível, porque o Livre nunca a publicou. Ele mente sobre a matéria, sobre o Supremo Tribunal Federal e sobre a Polícia Federal”, disse.

“Além de expor o site com uma informação totalmente inverídica, ele expôs o nome de uma repórter somente para dar voz a seus delírios”.

Segundo o diretor do site, o departamento jurídico do LIVRE também deve tomar as providências cabíveis.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
4
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
1
Surpreso
Triste
1
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes