Cuiabá

Workshop ensina a prevenir corrupção em órgãos públicos e privados

3 minutos de leitura
Workshop ensina a prevenir corrupção em órgãos públicos e privados
Ilustrativa/Pixabay

Na noite desta segunda-feira (15), alunos e professores da faculdade de Administração da UFMT recebem a comunidade externa para o início de uma série de capacitações voltadas a profissionais que estão preocupados em aplicar em suas áreas, um sistema de proteção contra a corrupção.

Agentes do poder público, da iniciativa privada, cooperativas e entidades do terceiro setor terão então, orientações das mais diversas naturezas, como jurídica, contábeis ou administrativas, para prevenir os riscos de desvios e coibir, a exemplo, as práticas de propina, doações ilegais e lavagem de dinheiro.

A professora doutora, Cecília Arlene Moraes, da organização do evento, destaca que a partir de 1997, muitos países como os Estados Unidos, França e Reino Unido, passaram a aplicar uma legislação que evita práticas ilegais na celebração de seus editais e contratos.

“No Brasil, vemos uma nova movimentação a partir da Operação Lava Jato. Estes ilícitos que sempre existiram, estão sendo desvendados. Outro ponto a ser destacado é que antes, não eram investigados e tornados públicos”.

Compliance

No workshop que segue até o dia 17, das 8h às 12h e das 18h30 às 22h30, a facilitadora vai apresentar Noções de Compliance. O termo muito conhecido no ambiente corporativo, diz respeito à conformidade que uma determinada corporação tem, em relação às leis e regulamentos internos e externos. Uma empresa está em compliance, quando atende todas as exigências legais relativas às atividades que desenvolve.

“Mapeamento do ilícito, códigos de conduta, canal de denúncias e investigação, a exemplo, compõem o arcabouço de compliance”, explica.

Já na próxima semana, de 22 a 24 de julho, no mesmo horário, a facilitadora será a professora doutora Clébia Ciupak que vai tratar de Auditoria Contábil na Prevenção de Riscos.

Gestão de Integridade, Riscos e Compliance são tema do workshop entre os dias 29 e 31 e por fim, nos dias 7 e 8 de outubro, a doutora trata da Gestão de Contratos na Prevenção de Riscos.

E o curso, segundo ela, não é só para quem quer se prevenir, mas também, para agentes de empresas ou de instituições do poder público que tiveram sua imagem arranhada por escândalos de corrupção e querem reverter esse quadro.

“Empresas como a Odebrecht, Camargo Correa e até a estatal brasileira Petrobrás têm apostado no compliance. “A Petrobrás criou um comitê de ética, a exemplo, um comitê de governança que a reestruturou. Nem tudo está perdido, é preciso aprender com o erro e não, continuar errando”, dá a deixa.

Público-alvo

O workshop é direcionado a pessoas com responsabilização administrativa, jurídica, de comunicação, de produção, de compras, licitação, vendas e financeira: empresários, advogados, contadores, administradores, dirigentes empresariais, publicitários, jornalistas, servidores públicos (municipais, estaduais e federais), agentes políticos (vereadores, deputados, senadores), controladores internos e externos, consultores empresariais e pessoas que querem aprimorar suas competências profissionais e fomentar a cultura ética de integridade no país.

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas nos quatros workshops – 88 horas aulas -, ou em apenas um dos workshops. As vagas são limitadas considerando a especificidade da programação. Para inscrições acesse www.fundacaouniselva.org.br ou ligue 3318-9834 com Miguel. Mais informações pelo (65) 99973-0005.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes