“Workcation”: conheça a tendência para o turismo que cresceu durante a pandemia

Cada vez mais pessoas procuram alugueis de espaços onde seja possível passar momentos de lazer com a família e trabalhar ao mesmo tempo

(Foto: Taryn Elliott / Pexels)

De tudo que foi afetado com a pandemia da covid-19, é possível dizer que a rotina de trabalho, que passou a ser em casa, foi uma das maiores mudanças. Não à toa, uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revelou que 80% dos brasileiros estão mais ansiosos e estressados.

Mas é possível aliar a rotina de trabalho – inclusive ganhando produtividade – com atividades domésticas, de lazer e de família. Basta estar num lugar adequado. E como cada vez mais pessoas têm procurado por isso, nasceu uma nova tendência para o setor do turismo.

O “workcation” – união de duas palavras em inglês: “work” (trabalho) e “vacation” (férias) – são destinos e locais que unem infraestrutura para o trabalho com opções de lazer.

Segundo Natasha de Caiado Castro, especialista em inteligência de mercado e marketing de experiências e CEO da Wish International, essa já era uma tendência antes mesmo das medidas para combater a pandemia, mas que se tornou ainda mais forte.

Do lado das empresas, permitir o trabalho remoto mostra confiança no empregado, o que eleva a autoestima e, consequentemente, a produtividade, segundo ela. “Vivemos em uma era de nômades digitais. Aquela lógica de ir para a empresa, todos os dias, entre 9h e 18h, tem ficado cada vez mais para trás”, explica.

Já para o turismo, uma nova tendência de mercado se apresenta. 

No último Web Summit, maior evento europeu que engloba tecnologia, inovação e atualidade, a CEO do Booking.com, Gillian Tans, revelou que apesar do setor de turismo estar enfrentando um período enfraquecido por conta da crise sanitária e econômica, há uma tendência de procura por destinos para se instalar e “tirar férias” ao mesmo tempo em que se trabalha.

A busca principal tem sido pelo aluguel de espaços inteiros que, além de internet rápida, tenham quintal e piscina, por exemplo. Desta forma, o isolamento é respeitado e ainda é possível sair um pouco da rotina.

Como escolher o melhor local para “workcation”? Veja as dicas dos especialistas.

1. Mantenha uma rotina

Não adianta estar em uma bela hospedagem se o trabalho não dá espaço para um mergulho na piscina ou deixar o churrasco te distrair o trabalho. Estabeleça horários para tudo.

2. Certifique-se sobre a qualidade do wi-fi

Tudo o que você precisa para fazer um bom trabalho remoto é a internet: logo, o sinal precisa funcionar muito bem. Vale ler as avaliações de outros usuários e fazer um teste: uma chamada de vídeo com quem está te apresentando a casa. Assim, você se certifica de que a internet não dará problemas.

3. Conforto é importante

Veja se o local possui mesa e cadeira confortáveis, iluminação suficiente e onde carregar celular e laptop. Se você vai com a família, ter um cômodo exclusivo para trabalhar, longo da bagunça das crianças, por exemplo, também é importante.

4. Escolha estar perto da natureza

Estar perto da natureza, ter uma vista para o verde ou para o mar, acalma a mente. Nada como um almoço do lado de fora, ouvindo os passarinhos, não?

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEmanuel amplia funcionamento de conveniências e espaços comuns de condomínios
Próximo artigoApós participar de assalto, PM diz que é esquizofrênico e Justiça seu retorno à função