Negócios

“Workcation”: conheça a tendência para o turismo que cresceu durante a pandemia

Cada vez mais pessoas procuram alugueis de espaços onde seja possível passar momentos de lazer com a família e trabalhar ao mesmo tempo

3 minutos de leitura
“Workcation”: conheça a tendência para o turismo que cresceu durante a pandemia
(Foto: Taryn Elliott / Pexels)

De tudo que foi afetado com a pandemia da covid-19, é possível dizer que a rotina de trabalho, que passou a ser em casa, foi uma das maiores mudanças. Não à toa, uma pesquisa feita pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) revelou que 80% dos brasileiros estão mais ansiosos e estressados.

Mas é possível aliar a rotina de trabalho – inclusive ganhando produtividade – com atividades domésticas, de lazer e de família. Basta estar num lugar adequado. E como cada vez mais pessoas têm procurado por isso, nasceu uma nova tendência para o setor do turismo.

O “workcation” – união de duas palavras em inglês: “work” (trabalho) e “vacation” (férias) – são destinos e locais que unem infraestrutura para o trabalho com opções de lazer.

Segundo Natasha de Caiado Castro, especialista em inteligência de mercado e marketing de experiências e CEO da Wish International, essa já era uma tendência antes mesmo das medidas para combater a pandemia, mas que se tornou ainda mais forte.

Do lado das empresas, permitir o trabalho remoto mostra confiança no empregado, o que eleva a autoestima e, consequentemente, a produtividade, segundo ela. “Vivemos em uma era de nômades digitais. Aquela lógica de ir para a empresa, todos os dias, entre 9h e 18h, tem ficado cada vez mais para trás”, explica.

Já para o turismo, uma nova tendência de mercado se apresenta. 

No último Web Summit, maior evento europeu que engloba tecnologia, inovação e atualidade, a CEO do Booking.com, Gillian Tans, revelou que apesar do setor de turismo estar enfrentando um período enfraquecido por conta da crise sanitária e econômica, há uma tendência de procura por destinos para se instalar e “tirar férias” ao mesmo tempo em que se trabalha.

A busca principal tem sido pelo aluguel de espaços inteiros que, além de internet rápida, tenham quintal e piscina, por exemplo. Desta forma, o isolamento é respeitado e ainda é possível sair um pouco da rotina.

Como escolher o melhor local para “workcation”? Veja as dicas dos especialistas.

1. Mantenha uma rotina

Não adianta estar em uma bela hospedagem se o trabalho não dá espaço para um mergulho na piscina ou deixar o churrasco te distrair o trabalho. Estabeleça horários para tudo.

2. Certifique-se sobre a qualidade do wi-fi

Tudo o que você precisa para fazer um bom trabalho remoto é a internet: logo, o sinal precisa funcionar muito bem. Vale ler as avaliações de outros usuários e fazer um teste: uma chamada de vídeo com quem está te apresentando a casa. Assim, você se certifica de que a internet não dará problemas.

3. Conforto é importante

Veja se o local possui mesa e cadeira confortáveis, iluminação suficiente e onde carregar celular e laptop. Se você vai com a família, ter um cômodo exclusivo para trabalhar, longo da bagunça das crianças, por exemplo, também é importante.

4. Escolha estar perto da natureza

Estar perto da natureza, ter uma vista para o verde ou para o mar, acalma a mente. Nada como um almoço do lado de fora, ouvindo os passarinhos, não?

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes