Ednilson Aguiar/O Livre

wilson santos

O secretário de Cidades de Mato Grosso, Wilson Santos (PSDB), decidiu pedir exoneração do cargo e voltar para a Assembleia Legislativa, onde é titular de uma cadeira de deputado estadual. Ele deve retornar ao parlamento nesta terça-feira (11). Atualmente, sua cadeira é ocupada pelo suplente Jajah Neves (PSDB).

A informação da saída foi confirmada pelo secretário de Estado de Comunicação, Kleber Lima. O jornalista informou que o afastamento de Wilson da pasta é temporário.  Segundo o secretário, Wilson vai debater o relatório da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Obras da Copa e voltar para o governo. O texto foi apresentado em outubro de 2016, e é considerado um entrave para a retomada do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), pois pede que o consórcio seja responsabilizado por suposto superfaturamento na obra. 

Wilson assumiu o comando da Secretaria de Cidades (Secid) em novembro de 2016, tendo como principal missão destravar a obra do VLT, paralisada desde o final de 2014. O primeiro passo nessa direção foi dado há cerca de 10 dias, quando foi fechado o acordo entre o governo e consórcio VLT Cuiabá, que levou o valor da obra para R$ 1,98 bilhão. O valor contratado em 2012 foi de R$ 1,47 bilhão.

Antes de ser nomeado secretário, o tucano articulou apoio para a pasta em Brasília, e afirmou ter “amarrado” recursos para tocar obras junto ao Ministério das Cidades, comandado pelo seu correligionário Bruno Araújo (PSDB-PE). Wilson relatou ter conversado também com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e com o senador Aécio Neves (PSDB-MG). Toda essa articulação na capital federal teria pesado na decisão do governador Pedro Taques (PSDB) em nomeá-lo para o lugar do arquiteto Eduardo Chiletto, que tocou a pasta no início do governo.

No lugar de Wilson, a secretária-adjunta Administração Sistêmica Juliana Fiusa Ferrari assume interinamente o comando da Secid.

Atualizada às 19h – O governo estadual emitiu nota sobre a situação de Wilson, destacando que o afastamento é temporário. Confira a nota na íntegra:

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria da Casa Civil, informa que o secretário de Cidades, Wilson Santos, retoma provisoriamente suas atividades na Assembleia Legislativa a partir desta segunda-feira (10.04).

A decisão, tomada em conjunto com a Casa Civil, tem o objetivo de esclarecer ao Parlamento Estadual a negociação feita em conjunto pela Secretaria de Cidades (Secid), Controladoria Geral do Estado (CGE) e Procuradoria Geral do Estado (PGE) com o Consórcio VLT Cuiabá – Várzea Grande, para a retomada das obras deste importante modal de transportes que servirá às duas maiores cidades de Mato Grosso, que encontra-se no momento sob análise do Ministério Público Federal (MPF) e Ministério Público Estadual (MPE), como é de conhecimento público.

Assim que esgotado esse debate no âmbito da Assembleia Legislativa, Wilson Santos retornará ao comando da Secid. Assume interinamente a titularidade da pasta a secretaria adjunta de Administração Sistêmica, Juliana Ferrari. Não haverá nenhuma outra mudança no staff no período.

Cuiabá-MT, 10 de abril de 2017.

 

GCOM – Secretaria Extraordinária do Gabinete de Comunicação do Governo de Mato Grosso

(Colaborou Mikhail Favalessa)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes