Eleições

Votos brancos e nulos em Cuiabá ultrapassam os últimos quatro colocados juntos

No Brasil, número de brancos e nulos bateu um recorde não registrado desde 1996, quando a urna eletrônica foi implantada

1 minuto de leitura
Votos brancos e nulos em Cuiabá ultrapassam os últimos quatro colocados juntos

As eleições municipais deste domingo (15) registraram recorde votos nulos e brancos. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 30,6% dos eleitores brasileiros não escolheram nenhum prefeito nem vereador. Esse é o maior número desde 1996, quando a urna eletrônica foi implantada.

Ao todo, foram 3,9 milhões de votos em branco e 7 milhões de votos nulos em todo o Brasil.

Em Cuiabá, maior colégio eleitoral de Mato Grosso, esses dois tipos de voto somaram mais que os votos dos quatro últimos colocados na disputa pela prefeitura juntos.

De acordo com o TRE-MT, 16.169 eleitores votaram nulo e outros 9.881 escolheram votar em branco. Os números representam 5,48% e 3,35% dos votos, respectivamente.

O percentual é maior que a somatório dos votos do ex-juiz federal Julier Sebastião (PT), que teve 3,13%; Aécio Rodrigues (PSL), com 2,11%; Paulo Henrique Grando (Novo), com 1,05%; e Gilberto Lopes Filho (Psol), com 0,45%.

Segundo turno

A tradição do segundo turno em Cuiabá se manteve em uma mais eleição. Nesse pleito, o vereador Abílio Júnior (Podemos) e Emanuel Pinheiro (MDB), atual prefeito, vão disputar a preferência do eleitorado no dia 29 de novembro.

Com 100% dos votos totalizados, Abílio teve 90.631 votos e Emanuel Pinheiro 82.367. Os números representam 33,72% e 30,64% dos votos válidos, respectivamente.

LEIA TAMBÉM

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes