Política

Voto oficial do MDB em Mato Grosso pulveriza após convenção

Partido liberou filiados para votar em candidatos próprios para o Senado e à Presidência da República

2 minutos de leitura
Voto oficial do MDB em Mato Grosso pulveriza após convenção
Foto: (Gilberto Leite/Divulgação)

O apoio do MDB em Mato Grosso pulverizou-se na convenção partidária. O partido contornou o conflito com comprometimento a um candidato e o problema da infidelidade partidária com a homologação de voto próprio, individual, se mantendo como a característica fisiológica. 

A flexibilização foi aprovada no encontro dessa quinta-feira (4), em Cuiabá. O presidente do diretório, deputado federal Carlos Bezerra (MDB), disse que a mudança, deixando o apoio oficial a Neri Geller (PP), ocorreu por dificuldades na composição do grupo. 

Já a vice-presidente, deputada estadual Janaína Riva, afirmou que a definição virou “atrito muito grande” dentre os filiados. “Então, para não termos a polêmica de infidelidade partidária e alguns membros do partido ficarem desconfortáveis, decididos homologar a liberação de votos”, afirmou.

Janaína Riva vai apoiar a candidatura do sogro, Wellington Fagundes (PL). Foto: (Gilberto Leite/Divulgação)

Carlos Bezerra e também o deputado federal Juarez Costa anunciaram que continuam a defender a campanha de Neri Geller ao Senado. Janaína Riva apoiará seu sogro, senador Wellington Fagundes (PL), na campanha pela reeleição. 

Uma parcela mais próxima ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, também deve apoiar a candidatura de Geller, visto que a primeira-dama Márcia Pinheiro (PV) irá concorrer ao governo como candidata da federação PT, PV e PCdoB, em consolidação de aliança com o PP. 

A mesma estratégia foi utilizada para o voto a presidente. Os emedebistas devem dividir-se entre os apoios ao presidente Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e à senadora Simone Tebet (MDB).  

A liberação de voto foi aprovada para evitar o conflito entre os bolsonaristas e os lulistas no partido – o MDB em Mato Grosso segue a polarização de outras siglas em torno dos candidatos.  

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes