Cidades

Voluntários preparam ação para crianças afetadas por incêndios no Pantanal; saiba como ajudar

O grupo precisa de doações de brinquedos, frutas, água, refrigerante e doces; as doações serão levadas no dia 11 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças

4 minutos de leitura
Voluntários preparam ação para crianças afetadas por incêndios no Pantanal; saiba como ajudar
Foto: Divulgação

O Pantanal mato-grossense está em chamas e milhares de brasileiros estão aterrorizados com as imagens que mostram florestas destruídas e animais mortos e ou sofrendo. O grupo Voluntários de Elite, no entanto, resolveu ampliar o olhar para as famílias ribeirinhas que vivem no Pantanal.

O grupo, que trabalha com visitas a hospitais e crianças com câncer há dois anos, estava parado desde o início da pandemia de covid-19, para a segurança dos pacientes, que costumam ter imunidade baixa.

Porém, não queriam continuar de braços cruzados e, por isso, resolveram programar uma ação para o Dia das Crianças, comemorado nacionalmente no dia 12 de outubro, para pequenos que precisam de atenção nesse momento: as crianças de famílias ribeirinhas que estão sofrendo com os incêndios no Pantanal.

“Nós vimos muitas ONGs trabalhando pelos animais, isso é ótimo, ajuda do Brasil inteiro. Mas existem muitas colônias de pescadores lá no Pantanal que dependem da pesca, da agricultura familiar, do plantio, e essas pessoas, como o fogo chegou nas margens dos rios, acabaram sem ter como trabalhar. Então nós vamos até essas famílias”, contou o empresário Ícaro Borges Silva, fundador do grupo Voluntários de Elite.

Foto: Arquivo pessoal

A ideia é fazer uma carreata por comunidades ribeirinhas do Pantanal no dia 11 de outubro, passando por Porto Cercado e Poconé, entregando almoço às famílias e, em comemoração ao Dia das Crianças, kits de doces, brinquedos e kits escolares com revistas de atividades, lápis de escrever e lápis de cor.

Aproveitando que já irá para a região, o grupo também levará frutas, pão seco e água para entregar às ONGs que estão trabalhando na linha de frente com os animais.

Ao todo, 40 voluntários irão para o Pantanal fazer a entrega de todos os kits. O time para esse momento já está fechado. Mas o grupo precisa da ajuda da comunidade com doações para que a ação seja concretizada.

“Nós não podemos abrir vagas para levar voluntários, justamente para prevenir a saúde dos voluntários, mas precisamos de muita doação: brinquedos, frutas, pão seco, água, refrigerante, doces. E só estamos pegando brinquedos novos e lacrados, por causa do momento que estamos vivendo, de pandemia, para saber a procedência”, disse Ícaro.

As doações serão recolhidas até o dia 8 de outubro, visto que nos dias 9 e 10 de outubro os kits já serão montados. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com o Ícaro pelo telefone (65) 99603-6683 ou pelo Instagram do Voluntários de Elite.

O grupo

O Voluntários de Elite foi criado pelo empresário Ícaro Borges Silva durante um momento difícil que ele viveu: o câncer do irmão, Vinícius, à época com 26 anos.

Acompanhando o irmão na segunda internação por causa do câncer raro na idade dele, Ícaro passou a conversar também com outros pacientes internados. Aos poucos, Vinícius notou que os pacientes se sentiam melhores quando o irmão brincava com eles.

“Ai meu irmão falou: ‘Ícaro, por que vocês não criam um grupo de voluntários para atuar dentro dos hospitais? Quando você vem aqui e brinca com os internados, eles ficam tão felizes, que até os medicamentos fazem efeito mais positivo. E você nem gasta dinheiro, só abraça, trás um cafézinho. E se vocês puderem fazer isso por mais gente?'”, contou Ícaro.

Comovido com a história do irmão, e também com o pedido, Ícaro reuniu pessoas e começou a fazer visitas em hospitais e a crianças internadas, levando brinquedos, café da manhã e tudo que fosse possível, dentro dos limites dos enfermos, para levar alegria à vida dos pacientes em tratamento.

Vinícius não sobreviveu, mas deixou ao irmão a ideia de trazer alegria a quem mais precisa e, assim, Ícaro vem fazendo, acompanhado de, atualmente, outros 100 voluntários.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes