Voluntários preparam ação para crianças afetadas por incêndios no Pantanal; saiba como ajudar

O grupo precisa de doações de brinquedos, frutas, água, refrigerante e doces; as doações serão levadas no dia 11 de outubro, em comemoração ao Dia das Crianças

Foto: Divulgação

O Pantanal mato-grossense está em chamas e milhares de brasileiros estão aterrorizados com as imagens que mostram florestas destruídas e animais mortos e ou sofrendo. O grupo Voluntários de Elite, no entanto, resolveu ampliar o olhar para as famílias ribeirinhas que vivem no Pantanal.

O grupo, que trabalha com visitas a hospitais e crianças com câncer há dois anos, estava parado desde o início da pandemia de covid-19, para a segurança dos pacientes, que costumam ter imunidade baixa.

Porém, não queriam continuar de braços cruzados e, por isso, resolveram programar uma ação para o Dia das Crianças, comemorado nacionalmente no dia 12 de outubro, para pequenos que precisam de atenção nesse momento: as crianças de famílias ribeirinhas que estão sofrendo com os incêndios no Pantanal.

“Nós vimos muitas ONGs trabalhando pelos animais, isso é ótimo, ajuda do Brasil inteiro. Mas existem muitas colônias de pescadores lá no Pantanal que dependem da pesca, da agricultura familiar, do plantio, e essas pessoas, como o fogo chegou nas margens dos rios, acabaram sem ter como trabalhar. Então nós vamos até essas famílias”, contou o empresário Ícaro Borges Silva, fundador do grupo Voluntários de Elite.

Foto: Arquivo pessoal

A ideia é fazer uma carreata por comunidades ribeirinhas do Pantanal no dia 11 de outubro, passando por Porto Cercado e Poconé, entregando almoço às famílias e, em comemoração ao Dia das Crianças, kits de doces, brinquedos e kits escolares com revistas de atividades, lápis de escrever e lápis de cor.

Aproveitando que já irá para a região, o grupo também levará frutas, pão seco e água para entregar às ONGs que estão trabalhando na linha de frente com os animais.

Ao todo, 40 voluntários irão para o Pantanal fazer a entrega de todos os kits. O time para esse momento já está fechado. Mas o grupo precisa da ajuda da comunidade com doações para que a ação seja concretizada.

“Nós não podemos abrir vagas para levar voluntários, justamente para prevenir a saúde dos voluntários, mas precisamos de muita doação: brinquedos, frutas, pão seco, água, refrigerante, doces. E só estamos pegando brinquedos novos e lacrados, por causa do momento que estamos vivendo, de pandemia, para saber a procedência”, disse Ícaro.

As doações serão recolhidas até o dia 8 de outubro, visto que nos dias 9 e 10 de outubro os kits já serão montados. Quem quiser ajudar pode entrar em contato com o Ícaro pelo telefone (65) 99603-6683 ou pelo Instagram do Voluntários de Elite.

O grupo

O Voluntários de Elite foi criado pelo empresário Ícaro Borges Silva durante um momento difícil que ele viveu: o câncer do irmão, Vinícius, à época com 26 anos.

Acompanhando o irmão na segunda internação por causa do câncer raro na idade dele, Ícaro passou a conversar também com outros pacientes internados. Aos poucos, Vinícius notou que os pacientes se sentiam melhores quando o irmão brincava com eles.

“Ai meu irmão falou: ‘Ícaro, por que vocês não criam um grupo de voluntários para atuar dentro dos hospitais? Quando você vem aqui e brinca com os internados, eles ficam tão felizes, que até os medicamentos fazem efeito mais positivo. E você nem gasta dinheiro, só abraça, trás um cafézinho. E se vocês puderem fazer isso por mais gente?'”, contou Ícaro.

Comovido com a história do irmão, e também com o pedido, Ícaro reuniu pessoas e começou a fazer visitas em hospitais e a crianças internadas, levando brinquedos, café da manhã e tudo que fosse possível, dentro dos limites dos enfermos, para levar alegria à vida dos pacientes em tratamento.

Vinícius não sobreviveu, mas deixou ao irmão a ideia de trazer alegria a quem mais precisa e, assim, Ícaro vem fazendo, acompanhado de, atualmente, outros 100 voluntários.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

1 COMENTÁRIO

  1. Acompanho o trabalho deles desde o início e além de muito sério é um grupo que se destaca na força social, tendo criado ate sede dentro de shopping para atrair mais pessoas. Merecem todo respeito.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPonto a ponto: veja o que deve mudar no Código de Trânsito brasileiro
Próximo artigoPolicial da cavalaria de MT é escolhido para curso de Instrutor de Equitação no Exército