Volta às aulas: Cuiabá abre matrículas para novos alunos de 0 a 3 anos

Desta segunda até sexta-feira estarão disponíveis vagas nas escolas das regionais Norte e Leste. Na semana que vem serão as da regionais Sul e Oeste

(Foto: Freepik)

As solicitações de matrícula para novos alunos na rede pública de ensino em Cuiabá começaram nesta segunda-feira (22). Nessa primeira etapa, estarão abertas somente vagas para crianças de 0 a 3 anos. São 4.260 vagas disponíveis.

A solicitações de matrícula são feitas exclusivamente pelo portal Matrícula Web, cujo acesso estará liberado no site da Prefeitura de Cuiabá, da seguinte forma:

  • dos dias 22 a 26/11 – escolas localizadas nas Regionais Norte e Leste
  • dos dias 29/11 a 03/12 – escolas localizadas nas Regionais Sul e Oeste

Passo a passo

Ao acessar o link, pais ou responsáveis vão preencher um formulário com informações pessoais e da criança e/ou atualizar informações já existentes. Após isso, o próprio site direciona para uma outra página, a de solicitação de matrícula, onde poderão indicar a escola de sua escolha, dentre as listadas.

Feito isso, os pais ou responsável deve aguardar a publicação – no dia 17 de janeiro,  também no site da Prefeitura de Cuiabá – da lista dos pedidos de matrícula que serão atendidos.

Os critérios para a escolha dos alunos estão definidos nos decretos 6.293 e 8.620. Eles estabelecem como prioridade do Município o atendimento a crianças com deficiência, beneficiárias do programa Bolsa Família e de famílias de baixa renda. Caso haja empate, o critério é a proximidade da casa do solicitante da escola escolhida.

A confirmação de matrícula, levando os documentos pessoais dos pais e das crianças às escolas, deve ser feita nos dias 20 e 21 de janeiro do ano que vem.

A lista de documentos necessários é a seguinte:

  • Certidão de Nascimento ou Partilha de Nascimento ou Protocolo de Refúgio ou, na ausência deste, a Carteira Nacional de Registro Migratório (CNRM)
  • Cartão de vacina atualizado e, no caso de estudantes com deficiência, o laudo médico
  • Extrato atualizado, se a criança for beneficiária do Bolsa Família
  • CPF da mãe da criança

Os pais devem ainda informar contatos telefônicos válidos e variados, que possibilitem uma comunicação eficaz entre a escola e a família.

Alunos com mais de 3 anos

As solicitações de matrículas para novos alunos com idade entre 4 e 5 anos (Educação Infantil) e 6 e 14 anos (Ensino Fundamental) estão prevista para ter início no dia 4 de janeiro. O cronograma é o seguinte:

  • nos dias 04 e 05/01 – escolas localizadas nas Regionais Norte e Leste
  • nos dias 06 e 07/01 – escolas localizadas nas Regionais Sul e Oeste.

A efetivação das matrículas desses alunos está prevista para ocorrer entre os dias 10 e 12 de janeiro.

Para o ano letivo 2022 a Prefeitura de Cuiabá deve disponibilizar 10.113 vagas, o que inclui a Educação Infantil na faixa de 0 a 3 anos, Educação Infantil de 4 a 5 anos e Ensino Fundamental, de 6 a 14 anos.

Para orientar os pais ou responsáveis, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza telefones de contato. São eles:

  • 0800-646-2003
  • 0800-645-6571
  • 3645-6560
  • 3614-4318
  • 3614-4313
  • 9.9216-9738

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMP pede condenação de até 26 anos contra Emanuel e Márcia Pinheiro
Próximo artigoDono das lojas Havan, Luciano Hang pode ser candidato em 2022