Negócios

Você sabia? Hoje é o dia mundial do feijão e MT comemora crescimento da produção

Em 10 anos, a área plantada de feijões saltou de 71.107 mil hectares para 255.384 mil hectares

2 minutos de leitura
Você sabia? Hoje é o dia mundial do feijão e MT comemora crescimento da produção

Hoje, dia 10 de fevereiro, é comemorado o Dia Mundial do Feijão e dos Pulses, as leguminosas secas, sendo as mais conhecidas no país o grão-de-bico, a lentilha e ervilha. Esse é o segundo ano que a data é comemorada e visa a promoção das culturas.

Em Mato Grosso, a Associação dos Produtores de Feijão, Trigo e Irrigantes (Aprofir) comemora a evolução dos números de área plantada e produção por safra nos últimos anos.

Segundo a Associação, em 10 anos, a área plantada no Estado de feijões saltou de 71.107 mil hectares em 2008, para 255.384 mil hectares.

Para o presidente da Aprofir, Marlon Fredizzi, a evolução mostra que os pulses caíram no gosto dos brasileiros com o decorrer dos anos, além do grande espaço para crescimento do cultivo no estado.

“Os brasileiros aumentam o consumo a cada ano buscando uma alimentação mais saudável e facilmente encontramos nas mesas dos lares e nos restaurantes o feijão e demais pulses”, disse.

O presidente lembra que esse tipo de cultivo diversifica a atividade e garante renda em uma segunda ou terceira safra. “E o mais importante é que estamos criando uma identidade de produção destes cereais”, disse.

Mercado internacional

Mas em se tratando de mercado internacional, segundo o secretário executivo da Aprofir, Afrânio Cesar Migliari, há muito a ser feito. “O potencial de produção é enorme, mas existe a necessidade de estruturar a cadeia produtiva com um todo, para que possa suportar a demanda mundial dos próximos anos”, explica.

Para ele, é preciso organizar o sistema de produção de sementes e melhorar a qualidade delas. “Estamos muito longe do ideal”, comenta.

Em junho, Mato Grosso recebe especialistas do setor com a realização do 8º Fórum do Feijão, onde serão discutidos assuntos atuais do setor, desde a pesquisa até o consumo, passando pela produção e pela comercialização.

*Com informações de assessoria

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes