Saber como escrever uma carta de apresentação é um trunfo para quem está em busca de emprego. Seja para atender uma exigência da candidatura ou não, enviar esse documento junto com o CV demonstra profissionalismo e aumenta as chances de se destacar da concorrência.
Dizem que por trás de um currículo de sucesso sempre há uma carta de apresentação perfeita… então, continue lendo para saber qual a melhor maneira de escrever a sua!
Principais características de uma carta de apresentação profissional
A carta de apresentação é um documento que você envia junto com seu curriculum vitae (o popular CV) para declarar seu interesse em uma oportunidade de emprego.
Geralmente, esse tipo de comunicado é usado para:
- Responder ao anúncio de uma vaga, para acompanhar o seu currículo em sua inscrição no processo seletivo profissional.
- Apresentar sua candidatura espontaneamente, submetendo seu CV à apreciação de uma pessoa que ocupe uma posição importante em uma empresa onde você gostaria de trabalhar ou endereçando esse material aos cuidados do setor de Recursos Humanos.
- Cadastrar-se em uma agência de recrutamento e seleção, sendo que a carta vai ser arquivada junto aos seu CV na base de dados dessa empresa ou site.
- Fazer networking, seja para enviar seu currículo por recomendação de alguém de sua rede de contatos ou encaminhar sua carta e CV pedindo que essas pessoas lhe avisem de alguma oportunidade disponível no mercado.
Para fazer bonito em todos os casos acima, a dica é usar um modelo de carta de apresentação pronta. Assim, você pode manter o foco no conteúdo e não precisa se preocupar com configurações para garantir um design impecável.
O que colocar em uma carta de apresentação
Uma carta de apresentação costuma ter entre 250 e 400 palavras na parte que se refere à candidatura, além de outros itens básicos como cabeçalho, contatos etc.
Ao escrever esse texto em particular, tenha em mente que a carta não deve substituir ou repetir o CV — mas você pode reforçar algumas informações que forem relevantes para o cargo usando uma abordagem diferente, como você pode conferir no próximo tópico.
Veja o que colocar na carta de apresentação para enviar por e-mail ou imprimir e entregar em mãos junto com o seu currículo:
- Assunto
- Nome e informações básicas de contato
- Nome/cargo do destinatário
- Saudação
- Texto sobre sua candidatura
- Assinatura
- Local e data da carta
Como escrever sobre sua candidatura em uma carta de apresentação
Uma boa dica para escrever uma carta de apresentação, é pensar nesse documento como uma espécie de spoiler. Como você vai escrever uma declaração que complementa o seu currículo, a ideia é “mostrar a que veio” e despertar o interesse em ler mais sobre a sua candidatura.
Então, procure esclarecer os seguintes pontos nesse trecho da carta:
- Como a sua experiência de trabalho e/ou sua formação profissional pode ser útil no emprego para o qual você está se candidatando.
- Quais de suas habilidades e características atendem aos requisitos apontados como desejáveis para o cargo.
- Por quê você tem interesse naquela oportunidade de emprego em particular.
Quanto mais específicas forem essas informações, maiores serão as suas chances da atrair a atenção para a leitura do seu CV.
Por exemplo, não há problema algum se uma carta de apresentação de estudante expressar o desejo de ingressar no mercado de trabalho. Só que, em vez de escrever algo genérico como “busco uma chance de estágio”, é melhor desenvolver o raciocínio com foco na vaga em questão. Nesse caso, a pessoa pode escrever “pretendo estagiar na empresa X para aplicar meus conhecimentos na área Y e dar continuidade ao meu aprendizado prático, desenvolvendo ainda mais as minhas habilidades de tal e tal, que podem contribuir com o departamento Z”.
Crie uma narrativa e deixe sua carta de apresentação perfeita
Para garantir que a sua carta de apresentação seja um sucesso, é importante apresentar suas informações de um modo claro, objetivo e, de preferência, envolvente. Para isso, você pode estruturar o texto sobre sua candidatura dessa forma:
- Introdução, na qual você se apresenta e menciona sua profissão e/ou formação
- Desenvolvimento da narrativa, ressaltando qualificações que podem agregar valor à sua atuação no cargo e, se possível, mencionando algum exemplo de como são as suas atitudes profissionais.
- Conclusão, reforçando seu interesse na convocação para a entrevista de emprego.
Assim como você pode (e deve) incluir palavras-chave no currículo, vale a pena fazer o mesmo na carta de apresentação — desde que que não sejam as mesmas usadas no CV. E não deixe de revisar o seu texto e todos os detalhes da carta antes de enviar!