Você sabe como escrever uma carta de apresentação perfeita?

Saber como escrever uma carta de apresentação é um trunfo para quem está em busca de emprego. Seja para atender uma exigência da candidatura ou não, enviar esse documento junto com o CV demonstra profissionalismo e aumenta as chances de se destacar da concorrência.

Dizem que por trás de um currículo de sucesso sempre há uma carta de apresentação perfeita… então, continue lendo para saber qual a melhor maneira de escrever a sua!

Principais características de uma carta de apresentação profissional

A carta de apresentação é um documento que você envia junto com seu curriculum vitae (o popular CV) para declarar seu interesse em uma oportunidade de emprego.

Geralmente, esse tipo de comunicado é usado para:

  • Responder ao anúncio de uma vaga, para acompanhar o seu currículo em sua inscrição no processo seletivo profissional.
  • Apresentar sua candidatura espontaneamente, submetendo seu CV à apreciação de uma pessoa que ocupe uma posição importante em uma empresa onde você gostaria de trabalhar ou endereçando esse material aos cuidados do setor de Recursos Humanos.
  • Cadastrar-se em uma agência de recrutamento e seleção, sendo que a carta vai ser arquivada junto aos seu CV na base de dados dessa empresa ou site.
  • Fazer networking, seja para enviar seu currículo por recomendação de alguém de sua rede de contatos ou encaminhar sua carta e CV pedindo que essas pessoas lhe avisem de alguma oportunidade disponível no mercado.

Para fazer bonito em todos os casos acima, a dica é usar um modelo de carta de apresentação pronta. Assim, você pode manter o foco no conteúdo e não precisa se preocupar com configurações para garantir um design impecável.

O que colocar em uma carta de apresentação

Uma carta de apresentação costuma ter entre 250 e 400 palavras na parte que se refere à candidatura, além de outros itens básicos como cabeçalho, contatos etc.

Ao escrever esse texto em particular, tenha em mente que a carta não deve substituir ou repetir o CV — mas você pode reforçar algumas informações que forem relevantes para o cargo usando uma abordagem diferente, como você pode conferir no próximo tópico.

Veja o que colocar na carta de apresentação para enviar por e-mail ou imprimir e entregar em mãos junto com o seu currículo:

  • Assunto
  • Nome e informações básicas de contato
  • Nome/cargo do destinatário
  • Saudação
  • Texto sobre sua candidatura
  • Assinatura
  • Local e data da carta

Como escrever sobre sua candidatura em uma carta de apresentação

Uma boa dica para escrever uma carta de apresentação, é pensar nesse documento como uma espécie de spoiler. Como você vai escrever uma declaração que complementa o seu currículo, a ideia é “mostrar a que veio” e despertar o interesse em ler mais sobre a sua candidatura.

Então, procure esclarecer os seguintes pontos nesse trecho da carta:

  • Como a sua experiência de trabalho e/ou sua formação profissional pode ser útil no emprego para o qual você está se candidatando.
  • Quais de suas habilidades e características atendem aos requisitos apontados como desejáveis para o cargo.
  • Por quê você tem interesse naquela oportunidade de emprego em particular.

Quanto mais específicas forem essas informações, maiores serão as suas chances da atrair a atenção para a leitura do seu CV.

Por exemplo, não há problema algum se uma carta de apresentação de estudante expressar o desejo de ingressar no mercado de trabalho. Só que, em vez de escrever algo genérico como “busco uma chance de estágio”, é melhor desenvolver o raciocínio com foco na vaga em questão. Nesse caso, a pessoa pode escrever “pretendo estagiar na empresa X para aplicar meus conhecimentos na área Y e dar continuidade ao meu aprendizado prático, desenvolvendo ainda mais as minhas habilidades de tal e tal, que podem contribuir com o departamento Z”.

Crie uma narrativa e deixe sua carta de apresentação perfeita

Para garantir que a sua carta de apresentação seja um sucesso, é importante apresentar suas informações de um modo claro, objetivo e, de preferência, envolvente. Para isso, você pode estruturar o texto sobre sua candidatura dessa forma:

  • Introdução, na qual você se apresenta e menciona sua profissão e/ou formação
  • Desenvolvimento da narrativa, ressaltando qualificações que podem agregar valor à sua atuação no cargo e, se possível, mencionando algum exemplo de como são as suas atitudes profissionais.
  • Conclusão, reforçando seu interesse na convocação para a entrevista de emprego.

Assim como você pode (e deve) incluir palavras-chave no currículo, vale a pena fazer o mesmo na carta de apresentação — desde que que não sejam as mesmas usadas no CV. E não deixe de revisar o seu texto e todos os detalhes da carta antes de enviar!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorEmpresa é multada em R$ 450 mil por contaminar o solo em Várzea Grande
Próximo artigoBlack Friday a mesa garante drinks, massas e sobremesas com super descontos