Cidades

Você estaciona em vaga prioritária? “Amarelinhos” registram 50 ocorrências por dia em Cuiabá

São motoristas "teimosos" que insistem em usar espaço reservado para idosos e pessoas com deficiência (PCD) ou com mobilidade reduzida

1 minuto de leitura
Você estaciona em vaga prioritária? “Amarelinhos” registram 50 ocorrências por dia em Cuiabá
(Foto de Jakub Pabis no Pexels)

Agentes de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) de Cuiabá realizam desde o dia 25 de janeiro, a operação “Tolerância Zero”, para inibir a ação de motoristas e motociclistas que estacionam em vagas reservadas para idosos, pessoas com deficiência (PCD) ou com mobilidade reduzida.

Conforme o secretário Juares Samaniego, diariamente quase 50 motoristas são orientados a não usarem estes locais.

Por enquanto, a ação é orientativa, mas, a partir da próxima semana, os agentes passarão a aplicar multas aos motoristas que atuarem em desacordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CBT).

A operação ocorre em locais públicos, como parques, praças, avenidas de grande movimentação, região central e também nos estacionamentos dos shoppings e supermercados.

“Os agentes orientam, e orientam, mas, infelizmente, diariamente, muitas pessoas insistem em estacionar nessas vagas dos idosos, grávidas, pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. E esses mesmos motoristas são os que reclamam dos trabalhos dos agentes”, disse o secretário.

De quanto é a multa?

Estacionar em vagas reservadas aos deficientes e idosos sem credencial pode resultar na remoção do veículo, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e R$ 293,47 de multa.

Os agentes também orientarão os motoristas quanto ao não uso das calçadas e a entrada e saída de veículos como estacionamento.

A fiscalização em shoppings e supermercados é legal e consta no artigo 21 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB – e nos estatutos dos idosos e PCD. Aos que não respeitarem a lei de trânsito, os veículos poderão ser autuados e removidos.

(Da Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes