“Viramos a página do atraso”, diz ministra da Agricultura Tereza Cristina na Norte Show

Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, também participou da feira em Sinop (MT)

Foto: Marcílio Azevedo/Assessoria

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, afirmou em sua visita à Norte Show nesta terça (16) que “viramos a página do atraso”. “Precisamos cada vez mais de homens e mulheres trabalhando no agronegócio no dia a dia. Temos que criar uma nova classe média rural, tirar os pequenos da subsistência, tornar os médios mais eficientes e trazer todos para a pujança”, disse.

Tereza Cristina lembrou aos produtores rurais presentes no evento em Sinop que o governo assumiu há 102 dias e ainda está trabalhando para setor. “Compreendo a ansiedade de vocês e parece que já faz um ano que assumimos. Já fizemos muito em pouco tempo e faremos mais. Tudo o que o ministério da Agricultura puder facilitar, simplificar, sem tirar a segurança alimentar dos nossos produtos, será feito”, afirmou.

O Plano Safra foi o assunto central do discurso da ministra. Ela explicou as dificuldades para a liberação dos recursos no próximo ano-safra e não criou expectativas. “Se não for melhor do que a gente esperava, com certeza não será pior do que tivemos na safra passada. Vamos precisar de criatividade e achar novas linhas para atender os produtores rurais que precisam continuar produzindo. Temos um território amplo para produzir e precisamos apoiar também o fruticultor, o horticultor”, declarou.

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, foi recebido com algumas vaias, mas disse estar tranquilo com a demonstração do público. “Recebo estas vaias com tranquilidade e respeito por aqueles que, de alguma forma, manifestaram a sua insatisfação de forma democrática. Recebemos o Estado em janeiro e verificamos uma duríssima realidade. Essas vaias não são somente para mim, mas para todos aqueles que, infelizmente, deixaram Mato Grosso chegar onde está hoje”, declarou.

Mendes informou que atualmente há 23 mil quilômetros de estradas sem asfalto no estado e 2.166 pontes de madeira e que já orientou o secretário de Infraestrutura em relação a melhorias nesta área, sempre priorizando o fechamento das contas estaduais. Porém, salientou que há outros setores de necessitam muito da atuação do governo, como a saúde. “Por isso, pedimos em janeiro esta contribuição do setor produtivo, por meio de uma modificação da lei. Mandamos, também, uma lei barrando o aumento dos salários. Há dez anos o Estado está gastando mais do que arrecada e precisamos acertar isso”, finalizou.

O deputado federal Alceu Moreira, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), ressaltou que há um grande trabalho a ser feito em Brasília em prol do setor agropecuário brasileiro. “Nas últimas duas décadas muitas estruturas do governo federal trabalharam dia e noite para o agro não dar certo. Mas vocês não se abateram, o agro carregou este País nas costas. Agora, temos a consagração de um novo ambiente”, disse.

A comissão organizadora da Norte Show entregou à ministra Tereza Cristina e ao governador Mauro Mendes cartas de reivindicações com pautas importantes para o agronegócio do Estado. Também estiveram presentes no evento deputados estaduais, federais, representantes de associações, além das comitivas que acompanharam a ministra e o governador.

A feira – A Norte Show ocorre de 15 a 17 de abril, em Sinop (MT). Tem patrocínio master de Inpasa Agroindustrial e ainda conta com os patrocinadores Agrobaggio, Ucayali, Frigobom, Tocantins, TW Speed, 93,1 FM, Inviolável, Urbano, Jhonrob Silos e Secadores, Machado. Tem apoio da Puríssima, 3 Corações, Severa, Sicoob, Case e New Holland. Os correalizadores são Prefeitura Municipal de Sinop, Governo de Mato Grosso, Embrapa, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Embrapa, Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT).

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPreparados? Confira a origem de Jean Grey no trailer final de X-Men: Fênix Negra
Próximo artigoMP pede que Bope junte procedimento de Scheifer contra Jacinto em processo