Cidades

Vídeos | Papai Noel Pantaneiro aparece fora de época para dar dicas as crianças sobre coronavírus

Clóvis Matos está de braços abertos para gravar vídeos para tranquilizar qualquer criança que esteja com medo em excesso do coronavírus

4 minutos de leitura
Vídeos | Papai Noel Pantaneiro aparece fora de época para dar dicas as crianças sobre coronavírus

Papai Noel em abril? Sim! No dia 27 de abril deste ano o bom velhinho mais conhecido de Mato Grosso, o Papai Noel Pantaneiro Clóvis Matos, que completa neste domingo (10) 65 anos, apareceu nas redes sociais para conversar com as crianças sobre um assunto muito importante: o novo coronavírus.

É a primeira vez que o historiador conhecido por seu projeto de incentivo à leitura, o Inclusão Literária, se veste de Papai Noel e encara a missão de ser o bom velhinho fora do Natal, e olha que ele já trabalha nos fins de ano nos shopping há 15 anos e como Papai Noel Pantaneiro há 10.

A ideia surgiu depois que um colega repórter o contou sobre um Papai Noel de São Paulo que estava gravando mensagens para crianças sobre o novo coronavírus e até dando bronca nos pequenos.

“Ele queria que eu fizesse também. Falei: ‘Bom, a ideia é interessante, mas esse negócio de dar bronca em criança não é comigo’. Aliás é uma coisa que não gosto nem no shopping quando os pais falam ‘Papai Noel, ele está fazendo bagunça’. Às vezes até desmonto os pais na frente deles: ‘Criança é para brincar mesmo, para fazer bagunça’, disse Clóvis, que defende fielmente a infância.

A ideia ficou na cabeça do historiador, mas foi o clamor da neta querendo vê-lo, e sem conseguir entender porque não podia, que o convenceu que era o momento do Papai Noel Pantaneiro surgir.

“Minha neta vinha na minha casa duas vezes na semana e de repente cortou. E ela gosta muito de mim. Ela fica falando: ‘Eu quero ir no vovô’. E deve ter milhares de crianças como ela. O pedido dela reforçou e eu decidi: ‘Vou trazer o Papai Noel Pantaneiro em vídeo, com mensagens para ajudar os pais, porque as crianças veem o Papai Noel e acabam ouvindo”, disse.

Ele fez questão de se vestir de Papai Noel Pantaneiro, não do Papai Noel do shopping, para que fosse mais ligado a um projeto pessoal e íntimo. E deu certo!

No primeiro vídeo que colocou nas redes, Clóvis pede que as crianças brinquem sim, mas dentro de casa e, no máximo no quintal, entendam que precisam evitar multidões por enquanto e ajudem os pais a organizar a bagunça após as brincadeiras.

Ajudar uma por uma

A ideia inicial era gravar vídeos direcionados para todas as crianças, mas uma radialista de São Paulo procurou Clóvis e falou: “Olha, eu tenho dois sobrinhos, que são gêmeos. Um tem pavor do coronavírus, não pode ouvir, que começa a chorar, corre. O outro não tem problema, mas esse tem”.

Sem pensar duas vezes, Clóvis respondeu: “Bom, eu posso fazer um videozinho para ele”. Na gravação, ele explicou que o vírus era perigoso, mas que a criança não precisava ter tanto medo. E a imagem de confiança do bom velhinho ajudou o menino a se acalmar.

Um segundo vídeo foi pedido por uma senhora em Cuiabá para a filha dela e, rapidamente, Clóvis gravou com alegria em ajudar.

“Estou fazendo com celular. Mas a ideia é coisa simples. Passar a mensagem para as crianças, coisa de paz, tranquilidade, de brincadeira, vou fazer vídeo fazendo leitura para eles, isso que importa. Ocupar o tempo delas. Passar uma imagem mais tranquila de cuidados, mas não de pavor”.

De quarentena e isolado em casa há quase dois meses por ser do grupo de risco, Clóvis vê os vídeos como uma forma de continuar sua missão de vida de ajudar.

“Quando as pessoas me pedem, eu gravo. Acho legal. Eu quero que as pessoas me procurem no Facebook, ou no Instagram para eu passar mensagem pros filhos deles. Eu sempre falo que as coisas que me guiam são o amor e a solidariedade, acho que é fantástico isso, um ato solidário que é via de mão dupla e muito legal”, disse.

Quem quiser pedir um vídeo, basta procurá-lo no Facebook, ou no Instagram nos links marcados no texto.

Dia das mães

O dia das mães não poderia passar em branco. O Papai Noel Pantaneiro gravou um vídeo desejando feliz Dia das Mães com um poema chamado Mamães do Pantanal, de Ana Maria Delgado, poeta nascida e criada nas terras e nas águas do Pantanal mato-grossense.

YouTube video

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes