Cidades

Vídeo| Procurador fala com detalhes sobre esquema de compra ilegal de caminhonetes

Detran de Mato Grosso esclarece que não é alvo da operação e que suspeitos são do Detran do Amazonas

2 minutos de leitura
Vídeo| Procurador fala com detalhes sobre esquema de compra ilegal de caminhonetes

O procurador da República Valdir Monteiro de Oliveira Júnior explica com detalhes os andamentos da investigação que resultou na Operação Francamente, que tem o objetivo de desarticular um esquema de venda irregular de caminhonetes de luxo.

Na manhã desta quarta-feira (17), a Polícia Federal cumpriu 25 mandados de busca e apreensão em Mato Grosso e Manaus (AM). O ação envolvia donos de revendedoras de carros e também servidores públicos do Detran em Manaus (AM).

O grupo comprava os veículos em Manaus, com incentivos fiscais, e depois o transferia para outros estados, sem o pagamento dos devidos tributos, que o processo exige.

Em Cuiabá, os agentes foram a vários empreendimentos, todos supostamente envolvidos no esquema. Em Manaus, houve a apreensão de dinheiro e joias.

Veja o vídeo:

YouTube video

O que o Detran de MT tem a dizer sobre o assunto?

O Detran de Mato Grosso informou, por meio de nota de esclarecimento, que não é alvo da Operação Francamente. Segundo o órgão estadual, o valor supostamente sonegado em ICMS, citado em nota divulgada pelo Ministério Público do Estado de Mato Grosso, se refere a fato ocorrido no Estado do Amazonas. O valor estimado de R$ 16 milhões sonegado em ICMS somente em Mato Grosso, corresponde a veículos que deixaram de ser adquiridos dentro do Estado.

As investigações, segundo o Detran, demonstraram que os envolvidos adquiriam os veículos em seus nomes para dar baixa nas restrições tributárias no sistema do Detran Amazonas, e não no sistema do Detran de Mato Grosso.

As baixas das restrições tributárias foram realizadas por servidores do Detran Amazonas, estado de origem dos veículos.

Leia também:

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes