Vídeo mostra bombeiro apagando fogo com Coca Cola; mas será mesmo?

Segundo vídeo, uma garrafa de Coca Cola pode salvar vidas. Procuramos o Corpo de Bombeiros para explicar essa história para gente...

Se você está guardando uma garrafa de Coca Cola em casa para se proteger de um possível incêndio, é bom você saber que os bombeiros recomendam que você só a utilize nas refeições e claro, para aplacar o calor mesmo.

A pedido do LIVRE, o tenente Wellington Fraga do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, assistiu a um vídeo que circula na internet, acompanhado de um texto dizendo que “a Coca Cola pode salvar vidas”.

Na breve gravação, um suposto bombeiro ateia fogo em uma espécie de forno para então depois, apaga-lo com uma garrafa de Coca Cola.

“Esse truque pode salvar vidas. A sua garrafa de Coca Cola pode tirar você das situações mais complicadas”, diz o texto encaminhado por WhatsApp junto ao vídeo.

“No caso de um incêndio em casa, não é fácil ter um extintor de incêndio à mão. Para remediar isso, você pode reagir quase imediatamente para evitar que o fogo se espalhe rapidamente pela casa. Em vez de perder tempo procurando água e acendendo chamas repetidamente, é possível usar uma garrafa de Coca-Cola. O truque é simples: basta remover a tampa e agitar a garrafa de refrigerante, cobrindo a abertura com o polegar. Em seguida, direcione sua garrafa para as chamas e, em alguns segundos, o fogo será controlado rapidamente. No vídeo abaixo, um bombeiro faz uma pequena demonstração”.

Bombeiros reprovam

De acordo com o tenente Fraga, o que causa a eficiência do bombeiro em apagar o pequeno foco de incêndio é o fato de que a Coca Cola ser um líquido, que sai com pressão.

“Como se fosse um extintor de água pressurizada. No entanto, não recomendamos que você tenha uma coca na geladeira exclusivamente para combater um princípio de incêndio. É arriscar a sorte. E por último, não é um método recomendável, pois água com gás faria o mesmo efeito. O princípio de extinção do incêndio é o mesmo que da água com gás”, explica o tenente.

Ou seja, nem um nem outro. É melhor você beber essa Coca Cola agora mesmo.

[DICA: Preferencialmente, use uma mangueira para não interromper o resfriamento!]

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorBêbado, homem ameaça matar filho e esposa; ele chegou a atear fogo em colchão
Próximo artigoVizinhos são presos ao ameaçar idoso que teria envenenado cão: “dessa noite não passa”