Destaques

Vídeo | Instrutores e proprietários de academias pedem retorno das atividades em Cuiabá

Há 60 dias o setor está de portas fechadas na Capital, em razão de decreto contra pandemia

2 minutos de leitura
Vídeo | Instrutores e proprietários de academias pedem retorno das atividades em Cuiabá
Profissionais de educação física e empresários na Praça 8 de Abril, em Cuiabá, pedindo retorno das atividades do setor de academia (Foto: Divulgação)

Instrutores e proprietários de academias fizeram um protesto na tarde desta quarta-feira (20) em frente à Prefeitura de Cuiabá. A manifestação marca os 60 dias de paralisação das atividades do setor, na Capital.

O grupo se concentrou na Praça Alencastro, em frente a prefeitura, depois o grupo saiu em carreata até a Praça 8 de abril, em frente ao Choppão. Nos dois lugares, foram realizados exercícios físicos como protesto.

“O objetivo da manifestação é o retorno consciente das atividades das academias, e atividade dos profissionais de educação física, seguindo todas as recomendações de segurança conforme cartilha publicada pela Associação Brasileira de Academias (Acad)”, explica Álvaro Camargo, proprietário de academia.

YouTube video

A cartilha da Acad tem sido amplamente divulgada pelo país e segue recomendações da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde.

Entre as indicações estão orientações como realizar a limpeza das academias, uso de equipamentos de proteção individual, uso de máscaras, medidas operacionais preventivas como medir com termômetro a temperatura dos clientes e dos funcionários, entre uma série de outras dicas consideradas importantes para combater o coronavírus.

As academias em Cuiabá já estão fechadas desde o dia 20 de março por ordem de decreto municipal.

Manifestação marca 60 dias de academias paralisadas em Cuiabá (Foto: Divulgação)

Na semana passada, o presidente da República, Jair Bolsonaro, publicou decreto reconhecendo as academias de ginástica como atividades essenciais. No entanto, a Prefeitura de Cuiabá não tem cumprido o decreto presidencial e mantem as atividades suspensas.

Manifestação reunirá diversos setores

Na próxima sexta-feira (22), às 16h, outra manifestação está marcada para ser realizada em frente à Prefeitura de Cuiabá.

Setores ligados a eventos vão pedir a retomada dos trabalhos, que estão paralisados a cerca de 60 dias.

O ato deverá reunir representantes de: eventos, vans e turismo, academias, feiras livres, salões de beleza e barbearia, comércio, buffet, animação de festa, garçons, floricultura, decoração, fotografia, filmagem, cerimonial, música, cozinha, DJs, segurança e gráfica.

O que diz a prefeitura?

Em nota, a Prefeitura de Cuiabá alega que vem mantendo o diálogo com a categoria. O Emanuel Pinheiro (MDB), prevê que a retomada das atividades do setor deverá ocorrer ainda em maio. Não há, entretanto datas definidas.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes