Cidades

Vídeo: familiares entregam freezer recheado com 84 celulares em presídio

2 minutos de leitura
Vídeo: familiares entregam freezer recheado com 84 celulares em presídio

Familiares de um preso da Penitenciária Central do Estado (PCE) resolveram presenteá-lo com um freezer, já que o antigo do qual o reeducando fazia uso havia queimado. O que os agentes penitenciários não sabiam é que o “presente” vinha acompanhado de mais de 80 celulares e carregadores.

O caso ocorreu nesta quinta-feira (6), em Cuiabá (MT). Durante à inspeção manual dos agentes penitenciários da unidade, os servidores encontraram os 84 aparelhos celulares e os carregadores na parte interna da porta do freezer.

Na ocasião, ninguém foi preso, já que o eletrodoméstico foi entregue por uma loja especializada, que já foi devidamente identificada.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a unidade registrou Boletim de Ocorrência e recolheu imagens do circuito interno de segurança, que vão ajudar na investigação do caso, que será feita pela Polícia Judiciária Civil (PJC).

A diretoria da unidade prisional também abrirá um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) contra o preso, apurando o caso internamente. Tanto a PCE quanto outras unidades penitenciárias contam com aparelhos de detecção como raio X, portais e raquetes detectoras, utilizadas na revista de pessoas e de materiais entregues, ainda segundo a assessoria da Sesp.

Sobre a entrada deste tipo de equipamento nas dependências das unidades prisionais, a Sesp esclareceu que esta é uma pática permitida desde que seja apenas um freezer ou geladeira por raio ou cela (no caso de raios com celas individuais).

Mentes “criativas”

A “criatividade” de familiares e amigos dos presos não tem limites. Celulares, drogas, armas e outros equipamentos são apreendidos de diversas maneiras. Até o uso de drones, alguns criminosos já usaram para tentar fazer com que os materiais chegassem até o destino final.

Em julho do ano passado, um dos “presentes” apreendidos por agentes foi uma sanduicheira recheada de celulares e de chips entregue na Penitenciária de Água Boa (740 km de Cuiabá). Já em outubro do mesmo ano, celulares, chips e drogas foram apreendidos dentro de pomadas na cadeia de Cáceres (220 km de Cuiabá). Os aparelhos de raio-x da unidade que identificaram os objetos.

Já em 2017, os presos foram presenteados com um bebedouro de água, recheado também de aparelhos celulares e de chips, também na Penitenciária Central.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes