Vídeo | Coral reúne 58 cantores virtualmente e lança música

Grupo gravou vídeo com cantores em isolamento social e o resto a tecnologia resolveu

(Foto: Divulgação)

O Coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realizou, no sábado (15), o lançamento virtual da canção “Alguém Cantando”, com a participação de 58 coralistas que cantaram juntos, embora separados.

Eles deram vida à música de Caetano Veloso e arranjo para coro de Marcos Leite. A performance pode ser assistida no canal do grupo no Youtube.

O trabalho faz parte da agenda cultural da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (Procev) e integra as comemorações dos 50 anos da Instituição e dos 40 anos do Coral UFMT.

“Foram muitos os desafios a serem vencidos, tanto de ordem técnica, quanto de ordem emocional, musical e vocal. Quando se fala em cantar em coro, a imagem que temos é um grupo de pessoas fazendo música juntos. E, neste momento, não pudemos estar fisicamente juntos”, destaca a maestrina do coral Dorit Kolling.

A música promove uma reflexão justamente sobre o contexto de pandemia e a necessidade do distanciamento social. A obra fala de alguém que canta de muito longe e remete a essa sensação de estar fisicamente distante dos demais.

O arranjo para o coro foi produzido pelo músico Marcos Leite, que ganhou notoriedade como fundador e mentor do grupo vocal Garganta Profunda, no Rio de Janeiro. Além de compositor e arranjador, seu trabalho teve grande influência nos rumos estéticos do canto coral no Brasil. Ele faleceu em 2002.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorHotel no Sul da Amazônia venderá fotos de natureza para arrecadar fundos para famílias carentes
Próximo artigoLivre das dívidas?