Cidades

Vereadores pedem que Cuiabá não realize festas de fim de ano e Carnaval

Parlamentares se dizem preocupados com uma possível quarta onda da covid-19 logo após as festividades

2 minutos de leitura
Vereadores pedem que Cuiabá não realize festas de fim de ano e Carnaval
Foto: Reprodução

Vereadores de Cuiabá aproveitaram a sessão desta terça-feira (30) para deixar claro o posicionamento contra a realização de festividades de final de ano e também do Carnaval 2022 com autorização do poder público municipal.

O pedido está relacionado a circulação de variantes do novo coronavírus e têm casos sendo confirmados no exterior.

O primeiro a tratar do tema foi Adevair Cabral (PTB). O parlamentar disse que pedirá ao prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), que não faça reveillon e Carnaval na cidade, bem como não autorize eventos dessa natureza. “É preocupante a situação da pandemia, ainda sou contra”.

O vereador lembrou ainda que o outro parlamentar, Dilemário Alencar (Podemos), enviou, na segunda-feira (29), um ofício à Prefeitura de Cuiabá, com o mesmo pedido referente ao Carnaval.

Na ocasião, Dilemário justificou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) destacou que a festa pode ser um risco para uma nova onda de contaminações no país. “Portanto, penso que é de bom senso que não sejam realizadas festas de Carnaval em Cuiabá no próximo ano”.

A vereadora Michelly Alencar (DEM) também engrossou o coro. Ela indicou que outros municípios como Várzea Grande, Rondonópolis e Tangará da Serra já definiram pela não realização das festividades. Nesse ponto, a vereadora cobrou um posicionamento por parte da Prefeitura de Cuiabá.

LEIA TAMBÉM

Quem é a favor das festas?

Já o vereador Marcus Brito Junior (PV) pediu que a proibição seja apenas com relação ao poder público, mas liberando espaços privados para a realização de festas. A decisão, na opinião dele, deve ser bem alinhada entre a Câmara e o Poder Executivo.

“Esse setor [o de eventos] já sofreu muito com a pandemia, muitas casas fecharam, empresário faliram ou entregaram seus empreendimentos”.

O mesmo apontamento foi feito por Mário Nadaf (PV), que frisou ser necessário considerar a questão dos empregos e renda, afetados desde o início da pandemia.

Paulo Henrique (PV), membro de blocos carnavalescos, lembrou que há eventos marcados para o próximo ano, com previsão de grande público, e os jogos de futebol já vem sendo realizados também com a presença de torcedores. “É preciso ouvir o segmento de festas e ver o que pode ser feito nesse caso”, opinou.

O que diz a Prefeitura?

A Prefeitura de Cuiabá ainda não fez nenhum anúncio oficial quanto ao tema. Todavia, no mês passado, a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer divulgou que já estavam em debates os preparativos para o Carnaval de 2022.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes