Vereadores aprovam perdão de imposto para empresas e 15 mil famílias em Cuiabá

Estabelecimentos que devem ser contemplados vão de restaurantes e instituições de ensino que terão isenção e perdão do IPTU

(Foto: Ednilson Aguiar/ O Livre)

Os vereadores de Cuiabá aprovaram nessa quinta-feira (10) o perdão dívida e a isenção do IPTU em 2022 para empresas e estenderam o benefício para cerca de 15 mil famílias.  

A proposta foi enviada em novembro do ano passado pela prefeitura para a Câmara. As empresas que poderão receber isenção, ou ter as cobranças de 2020 e 2021 suspensas, devem estar na Classificação Nacional das Atividades Econômicas Fiscal (CNAE). 

A lista contém mais de 50 atividades. As emendas acrescentadas ao texto do Projeto de Lei Complementar incluíram os estabelecimentos de hotelaria e famílias pobres que moram em área de até 125m² em zonas de assentamentos. 

A inclusão do grupo de fora do setor econômico foi sugerida pelo vereador Marcos Paccola (Cidadania). 

O que muda com o projeto? 

Quando homologada, a medida vai conceder anistia das dívidas do IPTU (Imposto Territorial e Predial Urbano) cuja emissão iniciou 1º de janeiro de 2020, ano de instalação da pandemia, que levou ao fechamento do comércio. 

Também será concedida a isenção de pagamento do mesmo imposto em 2022. Neste caso, o benefício valerá para os boletos com vencimento entre 1º de janeiro e 31 de dezembro. 

Ainda está prevista suspensão da taxa de alvará.  

Dentre as atividades contempladas estão restaurantes, bares, academias, instituições de ensino, transporte, atividades ligadas ao setor cultural e de eventos, salões de beleza e estética, hotéis e pousadas em Cuiabá.  

O setor de hotelaria foi incluído por meio de uma emenda da vereadora Michelly Alencar (DEM). Segundo ela, hotéis e atividades afins continuam a sentir mais fortemente as medidas de biossegurança decretadas e a circunstância da pandemia em si. 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPolícia prende suspeito de fraude em contas bancárias de Neymar
Próximo artigoPedestre é atropelado ao tentar atravessar rodovia com carrinho de reciclagem