Mato Grosso

Vereador acusa secretário de permitir ônibus velhos na frota de Cuiabá

2 minutos de leitura
Vereador acusa secretário de permitir ônibus velhos na frota de Cuiabá
Vereador por Cuiabá, Abílio Júnior (PSC). Foto: Secom/Câmara de Vereadores

O vereador por Cuiabá Abílio Júnior (PSC) acusou, durante a sessão legislativa desta terça-feira (03), o secretário de Mobilidade Urbana do município, Antenor de Figueiredo, de cometer crime de responsabilidade por irregularidades nos contratos firmados com as empresas que prestam serviço de transporte público da Capital.

O parlamentar solicitou a aprovação urgente de requerimento para que o secretário vá a Câmara prestar esclarecimentos. “Ele já veio aqui, reuniu-se a portas fechadas com outros vereadores e não apresentou nenhum posicionamento sobre esses contratos. Aqui não é só para se fazer política, tem que ter técnica administrativa, fiscalização”, declarou o vereador.

Acontece que, conforme o vereador, as empresas responsáveis pelo transporte público de Cuiabá estão trafegando com uma frota com idade média acima do estipulado em contrato. Segundo ele, o tempo de uso é superior a 6 anos, enquanto o contrato determina que seja de no máximo de 4 anos e meio.

“Isso faz com que os ônibus consumam mais combustível e apresentem mais problemas mecânicos, passando por mais manutenção e encarecendo a tarifa”.

Ainda de acordo com o parlamentar, gasto de combustível e manutenção dos veículos foram, inclusive, justificativas apresentadas pelas emprestas para o aumento do preço da tarifa de ônibus, aprovado no ano passado.

Outro lado

O secretário de Mobilidade Urbana do município, Antenor de Figueiredo, informou, por meio de nota, que a Pasta não aceita as péssimas condições da frota da Capital, que já foram retirados de circulação os ônibus de 2006 e faltam poucos de 2007, cuja substituição está sendo providenciada. Alegou ainda que toda frota é fiscalizada por agentes treinados.

Confira a nota na íntegra

Houve uma reunião no mês passado na Câmara Municipal juntamente com outros vereadores, justamente sobre esses ônibus que estão com a idade média vencida. Na ocasião foi explicado que eram pouco os ônibus e que foram realizadas vistorias em todos os veículos.  

Todas as empresas mandam para a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) um cronograma de troca de ônibus, houveram empresas que apresentaram problemas para o cumprimento desse cronograma. Foi solicitado junto aos proprietários uma reunião que teve como efeito a retirada dos ônibus que estavam com a idade média vencida. Mesmo com o fim próximo do contrato de concessão, impossibilitando assim os proprietários adquirirem novos ônibus, a Semob não aceita as péssimas condições da frota circulando na Capital.

Já foram retirados os ônibus de 2006, restando pouco de 2007 e que já está sendo providenciada a troca dele, previsto em contrato. Já em relação a vistoria, toda a frota é fiscalizada por agentes treinados e aqueles que apresentam defeitos, colocando em risco a segurança dos usuários, esse é imediatamente recolhido ou encaminhado para fazer os consertos adequados.

 

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes