O vereador por Cuiabá Abílio Júnior (PSC) acusou, durante a sessão legislativa desta terça-feira (03), o secretário de Mobilidade Urbana do município, Antenor de Figueiredo, de cometer crime de responsabilidade por irregularidades nos contratos firmados com as empresas que prestam serviço de transporte público da Capital.
O parlamentar solicitou a aprovação urgente de requerimento para que o secretário vá a Câmara prestar esclarecimentos. “Ele já veio aqui, reuniu-se a portas fechadas com outros vereadores e não apresentou nenhum posicionamento sobre esses contratos. Aqui não é só para se fazer política, tem que ter técnica administrativa, fiscalização”, declarou o vereador.
Acontece que, conforme o vereador, as empresas responsáveis pelo transporte público de Cuiabá estão trafegando com uma frota com idade média acima do estipulado em contrato. Segundo ele, o tempo de uso é superior a 6 anos, enquanto o contrato determina que seja de no máximo de 4 anos e meio.
“Isso faz com que os ônibus consumam mais combustível e apresentem mais problemas mecânicos, passando por mais manutenção e encarecendo a tarifa”.
Ainda de acordo com o parlamentar, gasto de combustível e manutenção dos veículos foram, inclusive, justificativas apresentadas pelas emprestas para o aumento do preço da tarifa de ônibus, aprovado no ano passado.
Outro lado
O secretário de Mobilidade Urbana do município, Antenor de Figueiredo, informou, por meio de nota, que a Pasta não aceita as péssimas condições da frota da Capital, que já foram retirados de circulação os ônibus de 2006 e faltam poucos de 2007, cuja substituição está sendo providenciada. Alegou ainda que toda frota é fiscalizada por agentes treinados.
Confira a nota na íntegra
Houve uma reunião no mês passado na Câmara Municipal juntamente com outros vereadores, justamente sobre esses ônibus que estão com a idade média vencida. Na ocasião foi explicado que eram pouco os ônibus e que foram realizadas vistorias em todos os veículos.
Todas as empresas mandam para a Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) um cronograma de troca de ônibus, houveram empresas que apresentaram problemas para o cumprimento desse cronograma. Foi solicitado junto aos proprietários uma reunião que teve como efeito a retirada dos ônibus que estavam com a idade média vencida. Mesmo com o fim próximo do contrato de concessão, impossibilitando assim os proprietários adquirirem novos ônibus, a Semob não aceita as péssimas condições da frota circulando na Capital.
Já foram retirados os ônibus de 2006, restando pouco de 2007 e que já está sendo providenciada a troca dele, previsto em contrato. Já em relação a vistoria, toda a frota é fiscalizada por agentes treinados e aqueles que apresentam defeitos, colocando em risco a segurança dos usuários, esse é imediatamente recolhido ou encaminhado para fazer os consertos adequados.