As celebrações da Semana santa e do domingo de Páscoa ocorreram pelo segundo ano consecutivo com medidas de restrição para conter o avanço da covid-19. Mesmo assim, as vendas nacionais no varejo físico cresceram 1,9 durante o período que foi de 29 de março a 4 de abril.
A ligeira alta acontece em relação ao índice negativo registrado ano passado (6 a 12 de abril de 2020), que chegou a 23,8%, o pior resultado de toda a série histórica, iniciada em 2007. Os dados são do Serasa Experian.
Para o economista, Luiz Rabi, o agravamento da pandemia e as medidas de distanciamento social em muitas cidades impactaram o índice.
“As pessoas precisaram se adequar para fazer as compras, uma vez que os comércios que ainda seguem abertos funcionaram em horários reduzidos. Isso fez com que os consumidores se programassem melhor durante a semana e não realizassem compras de última hora, o que acabou se refletindo nos dados das vendas”, disse.
Diferente de outros anos, em que os estoques de ovos de chocolate eram vendidos majoritariamente nos últimos três dias anteriores ao domingo de Páscoa, desta vez a maioria dos produtos típicos foi comercializada com maior antecedência.
(Com Agência Brasil)