14 de abril de 2026 07:09
Crônicas Policiais

Veja quem é o prefeito preso em MT por comandar garimpo ilegal

Foto de Lucas Bellinello
Lucas Bellinello

O prefeito Joedson Almeida dos Santos, que comanda o município de Centro Novo, no Maranhão, foi detido na quarta-feira (12) suspeito de envolvimento em exploração ilegal de ouro dentro de território indígena, na região de Confresa, nordeste de Mato Grosso.

A prisão ocorreu durante uma barreira policial instalada na MT-430. De acordo com o relatório da Polícia Militar, os quatro ocupantes do veículo onde o gestor estava deram versões divergentes sobre a origem da viagem e o destino final, o que levantou a suspeita dos agentes.

Um dos passageiros afirmou que todos vinham de uma área de garimpo em Paranaíta. Durante a checagem, os policiais verificaram que Joedson já tinha passagem por usurpação de bens da União — crime ligado à extração irregular de minério.

Outro ponto que chamou atenção foi a presença de um indígena entre os ocupantes, o que reforçou a possibilidade de atuação em área protegida.

Ao revistar o veículo, os militares encontraram sacos com material terroso e pedregoso semelhante a minério, além de um invólucro plástico contendo fragmentos dourados que podem ser ouro. Também foram apreendidos notas fiscais de combustível, lonas plásticas, um manual de idioma indígena, uma agenda com anotações sobre materiais usados em garimpo e um GPS de alta precisão.

Todo o grupo, bem como os itens recolhidos, foi levado à Delegacia de Confresa, onde o caso segue sob investigação.

Notícias em primeira mão

Junte-se à nossa comunidade exclusiva no Whatsapp e seja notificado sobre os furos de reportagem e análises profundas antes de todos.

Últimas Notícias

inquéritos
Crônicas Policiais

PJC mira clínica por maus-tratos e uso de remédios vencidos em Lucas do Rio Verde

Investigação aponta exercício ilegal da profissão e risco à saúde coletiva; medicamentos expirados foram apreendidos durante buscas e Justiça autorizou quebra de sigilo de dados
Economia

Petrobras confirma investimento de US$ 1 bilhão para retomar obras da UFN-III em Três Lagoas

Unidade paralisada desde 2015 deve entrar em operação comercial em 2029; foco da produção será o suprimento de fertilizantes para Mato Grosso e outros grandes polos agrícolas
Geral

De cara nova: O Livre estreia novo layout pensando no leitor!

Plataforma foi redesenhada para melhorar a experiência de todos vocês!
Economia

Dólar fecha abaixo de R$ 5 pela primeira vez em mais de dois anos

Ibovespa supera 198 mil pontos após declarações de Trump