A Prefeitura de Várzea Grande liberou a abertura do comércio e atendimento de serviços com horário restrito. Autorizou também a retomada das aulas híbridas nas escolar particulares, a partir desta terça-feira (6).
As novas regras de isolamento na pandemia estão em decreto assinado nessa segunda-feira (5) pelo prefeito Kalil Baracat (MDB). Servem de base para a medida o decreto estadual nº 874/2021 e o decreto federal nº 10.282/2020.
O município continua em situação de emergência por causa da pandemia por mais 60 dias.
O prefeito liberou a abertura dos serviços essenciais elencados no decreto federal das 8h às 20h, com limitação a 50% da capacidade máxima. A lista inclui shopping center, lojas de varejo e atacado, distribuidoras de bebida, lanchonetes e pizzarias, bares e congêneres.
O horário é válido de segunda à sexta-feira. Nos fins de semana, o tempo de atendimento varia. Os shopping centers poderão funcionar das 8h às 12h, com autorização para a praça de alimento até às 14h e os serviços de delivery até às 23h59.
Shopping, varejo, supermercado
O comércio varejista e atacadista e as distribuidoras de bebidas, aos sábados e domingos, poderão atender das 8h às 12h. Está mantida a proibição de consumo de bebidas alcoólicas no local.
Supermercados, mercearias e feiras poderão atender de segunda-feira a sábado das 5h às 20h e, no domingo, das 5h às 12h. Padarias, açougues e similares seguem o mesmo esquema de horários.
As lojas de conveniência nos postos de combustível funcionam, com capacidade máxima de 50% de lotação, de segunda-feira a sexta-feira das 5h às 20h, e aos sábados e domingos das 5h às 12h, mas podem realizar delivery em todos os dias até às 23h59.
Escolas e cultos
As escolas particulares estão autorizadas e a retomar as aulas híbridas (remoto e presencial) a partir de hoje. Elas deverão manter as regras estabelecidas para o início de março: lotação de 50% da capacidade máxima e as medidas de higienização.
As escolas públicas deverão entrar no modelo a partir de 1º de maio. O decreto ressalva que as datas poderão ser alteradas e regras em vigor modificadas a depender da evolução da pandemia.
Igrejas, templos e outros instituições religiosas poderão manter cultos e outras atividades religiosas de segunda-feira a sexta-feira, das 5h às 19h, e aos sábados e domingos das 5h às 12h.
Para isso, terão que respeitar o limite de 30% da capacidade de lotação, disponibilizar produtos de higienização, respeitar a distância de 1,5 metro entre as pessoas e controlar o acesso de pessoas do grupo de risco, como doentes e idosos.