|Segunda-feira, 12 novembro 2018

Blogs & Colunas

Vão aprovar um Estatuto do Desarmamento Light?

COMPARTILHECOMPARTILHE

“Embalado pela vitória, o presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), tentará avançar com a revisão do Estatuto do Desarmamento mesmo antes de sua posse. A proposta que facilita a compra de armas, uma de suas principais bandeiras, já passou por comissão especial e está pronta para ir à votação no plenário da Câmara dos Deputados.” BBC News – 30 de novembro de 2018.

Em 2012 um deputado federal recém-eleito aceitou colocar um Projeto de Lei para acabar com o malfadado Estatuto do Desarmamento. Ato de coragem, contrariando inclusive as diretrizes do seu partido. Um passeio por um campo minado, de olhos vendados em uma noite sem lua. Nascia o PL 3.722/12 pelas mãos do deputado Rogério Peninha do, então, PMDB de Santa Catarina. Foram 6 duros anos de tramitação e, ao contrário do que vocês possam imaginar, o grande problema não foram os deputados desarmamentistas e sim deputados da nossa própria bancada que, de egos inflados, querem sempre aprovar o SEU projeto, no melhor estilo do “eu faço melhor”. Ninguém fez! Assistimos uma sucessão de mudanças que desfiguraram o projeto original, que o transformaram em uma colcha de retalhos mal costurados. De um projeto absolutamente técnico, passamos a ter um projeto político que buscava agradar essa e aquela categoria, essa e aquela vertente política, essa ou aquela liderança partidária. Um horror!

Nossa esperança era que em 2019, com a nova legislatura assumindo, com uma bancada bastante renovada e com pessoas realmente empenhadas em fazer o melhor, fosse possível retornar o PL .3722/12 ao seu original ou, pelo menos, próximo disso com discussões técnicas envolvendo pessoas que conhecem o assunto. Parece que não haverá tempo, pelo menos é o que pretendem alguns caciques que querem cravar o seu nome no que é hoje um dos mais importantes projetos em tramitação e que foi um dos principais motes do presidente eleito, tirando assim o protagonismo “dessa molecada que está chegando aí e não sabe nada de política”!

Há ainda outro risco, o do PL ser rejeitado e aí 6 anos de trabalhos seriam jogados no lixo. Uma nova proposição levaria pelo menos mais 4 anos para ser aprovada na Câmara para depois ainda seguir para o Senado e somente depois seguir para sanção presidencial, o que pode acontecer apenas em um segundo mandato de Jair Bolsonaro. O risco é real! Basta consultar o Mapa da Revogação do Estatuto do Desarmamento. Dos 513 deputados, 45% não declararam sua posição, ou seja, podem votar pela aprovação ou rejeição.

Mesmo se aprovado o que veremos será apenas uma versão do Estatuto do Desarmamento com menos açúcar, mais leve, menos calórico, mas tão ruim – ou pior! – quanto seu antecessor. Um Estatuto do Desarmamento Light. Uma versão cujas modificações tiveram o apoio até -pasmem! – de uma conhecida ONG paulista que luta em favor do desarmamento do cidadão. O autor do projeto expressou em sua página no Facebook seu descontentamento com o que está acontecendo. Escreveu ele: “não vou aceitar um projeto meia sola, para ser votado a toque de caixa ainda este ano. Lutamos por seis anos para ter um texto que atenda às necessidades, não vai ser agora que vamos desistir!”. Inequívoco indício que algo grave está acontecendo.

Em resumo, da forma que está acontecendo, se aprovado ou rejeitado, será um enorme tiro no pé daqueles que estão apoiando essa ideia estapafúrdia de votar o PL 3.722/12 esse ano e, claro, serão cobrados por isso. Deixo aqui esse registro, sigo em frente tendo a tranquilidade de que o pé na mira não é o meu e angustiado por ver tanto trabalho jogado fora.

Em tempo: em entrevista para Band News FM o deputado Federal Alberto Fraga afirma que o Viva Rio, a mais aguerrida ONG desarmamentista do país, concordou com o texto que ele irá apresentar. Se isso não é um péssimo sinal, nada mais o é. Ouça aqui, aos 8:45.

 

Bene Barbosa é especialista em segurança, escritor, presidente do Movimento Viva Brasil, palestrante e autor do best-seller Mentiram Para Mim Sobre o Desarmamento.

Redes sociais do colunista:

Twitter – Instagram – Facebook

COMENTÁRIOS

  1. O PL deve ser aprovado como concebido! Se aprovado como quer o Deputado Fraga, o Estatuto de Desarmamento não sofrerá alterações que possam justificar essa aprovação do projeto a fim certo caixa, para dar paternidade ao PL. Votamos no Bolsonaro para modificar velhas práticas no Legislativo e na República. Portanto, veja a necessidade urgente, da intervenção do nosso novo Presidente no assunto. Que seja aprovado o ano que vem, com o texto original; e ainda, com a manutenção da quantidade de armas a serem adquiridas por um único civil e o porte incontestável para quem convive com riscos de vida, a exemplo dos caminhoneiros, caçadores legalizados e proprietários rurais; sendo que para esses ultimos o número de armas não se limitar a uma unidade. O PL 3722, tem que ter outro rosto; e este, com as mudanças que possam contemplar o entendimento do Presidente eleito. Até porque, essa questão se transformou num dos seus motes de campanha. A população absorveu todas as reflexões que nortearam a campanha de Jair Bolsonaro. Não pode agora, esse velho Congresso, ser oportunista ao ponto de querer modificar a vontade de mais de 65 milhões de brasileiros. Estamos de olho…

  2. Sinceramente ; ….. O Presidente eleito estar correto! Ele estar colocando em pauta o que já deveria ser feito em 2005…… Pois essa foi a vontade do Povo Brasileiro quando foi feito o Plebiscito popular . É não tem essa de Estatuto do Desarmamento meia boca , ou é ou não é…… Que se cumpra a Lei do Plebiscito!!!!

      • Na verdade as armas que estão em posse dos criminosos, não são armas legais, são armas de contrabando, numeração raspada, então não tem como aprovar um estatuto do desarmamento pra bandido se as armas que eles conseguem é de contrabando. Então pra evitar que eles possuam armas é tomar outras políticas de segurança, e permitir que o cidadão comum que quiser ter um meio de defender sua vida ou propriedade, a de sua família e a de um terceiro, por meio de arma se assim ele quiser e for capacitado. Aprovar a PL 3722 como proposta pelo Dept. Peninha é dar o direito a liberdade ao cidadão.

  3. Tem alguma indústria querendo vender muita arma aqui no Brasil. Um dos poucos mercados mundiais ainda. Se a população for esperta não entra nessa.
    A tendência é aumentar ainda mais o número de homicídios que já é alarmante. 60k por ano deve tá pouco para esses idiotas. Eu tô fora.
    NAO AO ARMAMENTISMO.

    • Mostra um estudo que confirma que irá aumentar, isso é somente a sua opinião. Se você acha que o desarmamento está funcionando acho que precisa de rever o seus conceitos.

      • @Sigmar Você não percebeu que ele tem um monte de pré conceitos? Só não tem o conceito de legítima defesa, uma hora ou outra ele mesmo entra para as próprias estatísticas dos 60 mil mortes ano, vítimas indefesas das armas fora da lei, porque ele escolheu ir para um duelo em arma alguma. Covarde é covarde sempre, até para se defender… lugar de covarde é a 7 palmos…

    • Desarme-se VOCÊ então colega, desarmamentismo só favorece a parte criminosa da realidade, que é justamente a que não respeita o mesmo, abra o olho, o cida

    • Desarme-se VOCÊ então colega, desarmar sempre só vai favorecer o criminoso, quer perde no desarmamento é VOCÊ, bandido não respeita desarmamento, e mesmo que armar a população não seja solução para o problema em questão, ter arma é ter direito de defender sua propriedade e família

    • Quem é contra a populaçao se armar é um imbecil ou um FASCISTA travestido de “humanista”. NENHUM, REPITO NENHUM pais do mundo onde o cidadao tem direito a o porte e manter uma arma dentro de casa tem indices de violencia iguais aos do Brasil, se quer perto!! A ideia do desarmanento do povo vem do Comunsmo, Fascismo e Nazismo, as ideologias trigemeas assassinas. Quem vota contra ou é um perfeito IDIOTa ou é CANALHA mesmo. A prova de que essa merda é lixo é que a Open Society do narcoterrorista NAZISTA ex-SS George SOROS apoia com dinheiro do trafico essa agenda! Os idiotas uteis que sao a favor do desarmamento deveria estudar e se informar um pouco mais antes de sair falando merda!

    • Era bom se quando o cara viesse me assaltar …vc aparecesse pra me defender vai ???? Então não venha com essa mente de jumento do petismo..ainda bem que isso não é contagioso_´so mesmo os burrões fazem questão de perder seu tempo ouvindo e aprendendo essas coisas

    • mano, pensa, quem ta armado hj, é os bandidos, sera pra quem quiser nao precisa tu comprar uma arma se tu nao querer, tu nao sera obrigado. mais quando um vagabundo apontar uma arma na tua cara quando tu tiver voltando do trampo, nao volta atras pra reever teus conceito, se nao for aprovado por eu quero me devender,

    • Mais um influenciado pelo discurso de “armas malvadas”… Você vai confiar na segurança pública pra te proteger em todas as situações? Com certeza, com a qualidade desse serviço você estará 100% seguro, acredite…

    • LUCIANO RIBEIRO CALDEIRA, filho se não quer ter uma arma, não tenha! É um direito seu! Mas eu quero e é um direito meu! Então não é o estado que pode me negar isso! Esse 60k de assassinados e homicídios só nos mostra o que? Que o Estatuo do desarmamento não resolveu nada como eles disseram que iria resolver! Pois desarmaram os bons e deixaram os maus! Ou vc acha que se vc perdi a um vagabundo pra se desarmar ele ai entregar a arma dele pra vc!? Mas hoje quem quer andar dentro da lei e queira uma arma é impossível! Mas só quele eles esqueceram de falar para vc é que os vagabundos não seguem leis! Pois com lei ou sem leis eles vão andar armados! Já o pai de família não filho pois ele quer andar na lei. Por isso esse 60k!

    • IDIOTAS? Idiotas de acreditar numa república falida que atribui poder (E OBRIGAÇÕES) para elementos despóticos e imorais como você! Já cogitou respeitar a vontade popular manifesta em referendo? Não né, a soberba e desrespeito às obrigações do cargo são emanações naturais do seu ser e da sua bandeira. Um manifesto de falência do lixo moral que é a república. Não há representantes, há ocupadores de cargos, parabéns pela sua revelação.

  4. Realmente é um absurdo o que estão tentando fazer, pensam que a população é idiota. Só para resumir, não tem o menor sentido liberar você andar armado apenas no local onde você está mais seguro, ou seja ,dentro da sua própria casa, os momentos mais críticos, onde estamos mais expostos, são justamente o momento de entrar e sair de casa.

  5. Vamos deixar de Mimimi. Cidadão comum está impossibilitado de ter sua arma de uso pessoal. E não me venham com ONG daqui e dali Enem on discurso de Molecada Nova na Política. Limpeza nesse estatuto burro. Reforma do código penal. Urgente. E os socialistas e politicamente corretos que comecem a pensar em trabalhar.

  6. Por favor ajudem nós da agricultura a andar armado por onde andar por que a gente sai das propriedades e somos assaltados e nos levam tudo oq temos inclusive as armas,as vezes ainda somos surpreendidos quando chegamos,de mãos limpas tendo que c submeter aos bandidos

  7. Bene, você tem contato com o Nando Moura, os Bolsonaro e muitas outras pessoas. Por favor, não lave as mãos, eu, como cidadão comum, não tenho nenhum mejo de ação para fazer pressão. Não deixe que a sua luta até aqui tenha sido em vão. Você participou de tantos debates, escreveu livro, participou de sessões na câmara, escrever centenas de artigos. Não deixe esse trabalho escorrer pelo ralo, estamos juntos com você.

    • Não depende só do Bene, nós também podemos fazer algo por isso, não só podemos como devemos, é pressionar os deputados que estão querendo aprovar a PL 3722 como esta atualmente, pressionemos eles em redes sociais, e-mail, de toda forma possível, não espere que só os outros faça algo, vamos a luta também que juntos somos mais fortes.

  8. Ocorre o seguinte,antes deste (projeto)
    Ficou bem claro a doutrinação dos BRASILEIROS por órgãos não políticos e sim por beneficiários anti cidadão de bem
    A maioria das armas entregues por enganação voltaram pras duas.
    Ceifaram o direito a proteção da vida ,da Família invadiram nossos direitos.
    Desarma o povo de bem e rearmamento os malas,o autor deste desarmamento Sra e outros intectuais devem viver em um mundo fora da realidade.
    Não sabem o que é você ser privado de ter o direito de ir e vir em Paz.
    Ficam de mimimi.
    Todo cidadão capacitado psicologicamente capacitado pode sim portar arma pra sua defesa e de outrem.
    BRASIL!

  9. Eu acredito que a própria PL 3722, na sua forma original, não deixa de ser uma forma mais branda do Estatuto do Desarmamento. Mesmo durante os governos militares o cidadão tinha muito mais direitos. Decepção!

  10. Eu acredito que a própria PL 372, na sua forma original, não deixa de ser uma forma mais branda do Estatuto do Desarmamento. Mesmo durante os Governos Militares o cidadão tinha muito mais liberdade no tocante a posse e porte de armas.

  11. As pessoas precisam estar seguras de verdade, não só nas ruas com a polícia, mas em casa também. E outra se a maioria o escolheu sabendo de sua proposta para com as armas, logo vcs devem obedecer ao povo.

  12. Caro Deputado Federal, Sou um dos Que depositaram confiança politica em sua pessoa, na credibilidade do Senhor Votar a Favor do Armamento do Cidadão de bem.

  13. Vamos fazer dar certo está revogação,o brasil prescisa de progresso,e ordem assim como ja existe estampado na nossa bandeira,somos o sal dessa Pátria.

  14. Não queremos a aprovação deste projeto a toque de caixa em 2018. Queremos que o assunto do desarmamento seja discutido e votado em 2019!!! Respeitem a opinião do povo brasileiro, esse é o dever do parlamentar!

  15. Armamento e direito nosso e queren nos tirar o direito de auto defesa
    Sim ao armamento
    Q os politicis que escolhemos entenda a vontade do seu eleitor e fassa assim cumprir a lei

  16. E direito de todo cidadão se proteger, JÁ ESTAMOS CANSADOS DE SER VITIMAS DE BANDIDOS, já foi provado que o cidadão quer ter posse de armar, SOMO CONTRA A PL 3722

  17. Quero ter uma arma em casa para defender minha familha e meus bens de vagabundos quero direito de possuir arma de fogo em casa e direito de andar com ela. direito que jamais deveria ter sido retirado do cidadao brasileiro

  18. #TenhoDireitodeProtegerminhafamilia Chega destes Mandos e desmando vamos consertar nosso País dia 28 foi a primeira vez que tive orgulho de ser patriota!!!!

  19. Olha eu não aceito essa nova lei do desarmamento…para falar a verdade é o que é_ontem eu ouvi aquele deputado ”kim ”explicar sobre essa lei de posse de arma e não tinha entendido direito…ele realmente estava falando dessa lei do PL. Mas agora eu entendi e não aceito essa lei…..na verdade não vai melhorar em nada_ vai é piorar.SOU CONTRA ESSA LEI E CONTRA A VOTAÇÃO.

  20. Sou a favor de armas para o cidadão de bem. Aprovem esta lei urgente. Estamos cansados de ser penalizados por bandidos e não termos como nos defender. Todos já sabem como funcionará se o PL for aprovado e estamos conscientes de nossa escolha. Sim a liberação de armas para o cidadão de bem.

  21. Estamos numa guerra, e eu estou em desvantagem, meu inimigo tem arma e eu não posso ter porque o Estado não quer que eu me defenda. O Estado me quer morto… o atual Estado é contra o Povo, pois desarmou a população e não desarmou o bandido.

  22. Quero ter o meu direito de defesa. Nós temos o direito de se igualar aos bandidos no poder ofensivo de fogo. Bandido bom, É bandido morto. ESTÃO COM PENA DELES? LEVEM ELES PARA SUA CASA. ELES VÃO TRATAR DA SUA FAMÍLIA E DE TI DIREITINHO. DEPOIS DA MERDA FEITA, A OAB E OS DIREITOS DOS MANOS NÃO VÃO NEM LIGAR PARA SUA CASA DANDO PÊSAMES PARA TI OU TUA FAMILIA.

  23. Eu sou a favor a arma todo o povo brasileiro para poder sidefender sou do Rio de janeiro este ladrão da ONG viva Rio não me representar ele tem Dinheiro anda de carro brindado
    com segurança e eu ando sozinho e com Deus comigo quero poder comprar uma arma para defesa sem burocracia por isso quero um estatuto do armamento conpreto e que vocês deputados que votarem contra o armamento estará voltando contra o povo brasileiro como eu e não vai ter mais os nossos votos e são conprince dos bandidos por eles podem fazer tudo nesse país e. Nós não podemos nem nos defendermos .sim ao armamento

  24. Eu sou a favor da pose de arma SIM. Sou cidadão brasileiro e exijo meu direitos. O desarmamento só irá dar a certeza ao criminoso de que seus crimes não enfrentará desistência. Não quero estar a merce do destino e esperando que o estado me defenda. Apesar de ser um dever deles. Mas não é o que estamos vendo. Se eu tiver que morrer, prefiro morrer me defendendo e defender aos meus do que um morto covarde.

  25. Sou a favor de armar o cidadão de bem,tenho o direito de defender minha família,quero deitar na minha cama todas as noites e saber que eu tenho como defender minha família de bandidos! Pago meus impostos, não tenho antecedentes criminais e um país como esse que arma o bandido e tenta desarmar o cidadão de bem não pode continuar assim! Porte de arma para a defesa da família brasileira!!!

  26. A maioria sempre esteve a favor de armar a população desde de sempre,aí fica uma meia dúzia de gato pingado querendo aparecer,pqp , então paga pra mim e pra minha família um segurança pô,quem tem medo de cagar não come,libera pra quem quer,quem não quer não compra qnd morte chegar ela não vai escolher uma arma de fogo não tá,pode ser um trator,pedra,um tijolo um carlh de aza qqr merda pode matar um ser humano

  27. Eu voto não ao desarmamento, pois o País está mudando e desarmar o cidadão de bem que pode defender sua casa quando um vagabundo queira rouba-la é covardia.
    Pensem bem, os países que tem porte de arma são as maiores potências e não é a toa, todo processo de desenvolvimento passa por mudanças de mentalidade e verdade, fora isso sobra a minoria que não quer melhorar o país, querem que suas idéias doidas assumam o controle do Brasil.
    Queremos que o voto a favor vença, e não vamos deixar de colocar nossas opiniões por causa de pessoas que não querem nada com nada.

  28. Sou a favor da população com armas sim e contra a aprovação dessa PL com texto modificado , respeito ao cidadão queremos o texto original de 6 anos atrás

  29. Quero que o cidadão brasileiro tenha o direito de se defender dos marginais. Portanto Não a PL 3.722/12. Hoje se defende mais os criminosos que os cidadãos de bem.

  30. Quero que o cidadão brasileiro tenha o direito de se defender dos marginais. Portanto Não a PL 3.722/12. Hoje se defende mais os criminosos que os cidadãos de bem.

  31. Aprovar o desarmamento é tirar a defesa da população. Sou totalmente contra o desarmamento do cidadão de bem e a favor do porte legal para com o mesmo.

  32. Neste país em que já existe um lado desfavorável, nós, cidadãos de bem, que estamos pagando caro com impostos absurdos, sem qualidade de vida após esses últimos governos, e, para piorar, sem como nos defender desses bandidos que estão munidos de armas e protegidos por lei , é um completo descaso e falta de respeito. Vidas se foram, famílias desamparadas, e se aprovado, mais vidas dessa vida partirão e mais famílias desconsoladas. Portanto, não a votação da PL 3722.

  33. Sou a favor!
    Ta mais que na hora de tirar a trave que a esquerda vive colocando em nossos olhos. O homicídio só vem aumentando desde o desarmamento, mas, para a esquerda, apoiadora de bandidos, qualquer ameaça a malandragem e a bandidagem, é uma ameaça a “democracia”, deles!

  34. Sou contra o desarmamento. Parem de prejudicar os cidadãos de bem do nosso país. Abram mão dos seus seguranças e vivam como nós o povo brasileiro . AÍ eu quero ver…

  35. Sou contra a PL 3722, sou a favor a armamento em defesa do cidadão de bem assim como defender toda a sua familia que estiver ameaçada e demais pessoas que andam na linha e que seja tudo na lei.

  36. Sou a favor do porte de arma sim , não dessa forma light ….
    Estamos cansados só marginal tem uso de armas .
    Outra coisa tbm sou a favor do policial abater o marginal do elecopetero!

  37. Como um aluno, de Escola pública estou cansado de ir todos os dias a Escola com medo sem saber se vou voltar bem para casa já fui asaltado 2vezes, e sim sou á favor do porte de armas para o cidadão de bem

  38. Desarmamento 2.0
    A mentira que estão tentando aprovar nessa próxima semana. Não podemos deixar!!!! Qualquer medida deve ser feita no governo Bolsonaro!!

  39. Sou à favor do porte de arma para cidadão que não tenha antecedentes criminais! Eu acho um absurdo a GLOBOLIXO ficar criticando o Bolsonaro pela revogação do estatuto do desarmamento, será que esses jornalistas de merda estão preocupados com os bandidos armados serem mortos quando um cidadão de bem usar o direito de legítima defesa e matar o marginal?

  40. As armas estão nas mãos só dos bandidos, por isso toda essa violência e mortes . Agora o cidadão de bem tem o direito sim de ter arma para se defender . Esse é o direito primário (defender sua vida e sua família ).

  41. Sou contra a PL/3722
    Temos direito a nossa defesa e degesa da nossa família. Não quero e não autorizo votação este ano. Muito menos com as alterações feitas. Não. Quero sim o direito de me armar.

  42. Tenho o direito a legítima defesa de minha família em meu lar e por isso sou a favor da posse de arma de fogo, não gastem nosso dinheiro para formular leis que não nos interessam ou trabalham por nós ou sigam vosso caminho fora de nosso parlamento, por Ordem e Progresso.

  43. Também sou a favor do porte de armas sim, e essa votação ligth precisa ser adiada, ano que vêm teremos uma bancada mais firmes, com as nossas decisões a voz do povo é a voz de Deus.

  44. Antes de mais nada, em 2005, o referendo foi desrespeitado. E na condição de cidadão, eu exijo que o projeto seja em total integridade.
    Nós, depois de tanto tempo conseguimos eleger Jair Bolsonaro como o nosso mais legítimo presidente depois dos governos militares, permitir essa excrescência de fato seria um tiro no pé.
    Eu quero e tenho direito de minha alto-defesa e de minha família!!

  45. Sou a favor do porte de armas.pq o governo so quer desarmar a populacao pra subjugala como ele bem entender.governos socialistas,comunistas fazem isso nao pensando no bem da populacao mas sim para poder controlala e fazer dela o q bem quiser.

  46. O Cidadao nunca teve direito a armas neste país aqui nao se pode comprar ou importar pistolas ou revolveres decentes como SW,COLT,GLOCK,SG,CZ,CARACAL,CORDOBA etc é só as BOTAS da Taurus Imbel e Rossi por culpa da milicada que tb proibiu a caça no pais o nem a PL3722 pode ser feita nece anu e us monupolius da CBC Taurus,Imbel Rossi tem de serem EXTINTOS

  47. O projeto foi totalmente modificado, provavelmente prejudicando o pessoal armamentista e caso seja aprovado ou não o Bolsonaro não poderá alterá-lo neste mandato, provavelmente, já que demora muito..

  48. ESSA LEI AINDA NÃO É CONTRA OU AFAVOR DO DESARMAMENTO..
    ELA SO QUER IMPEDIR QUE O BOLSONARO MODIFIQUE ALGUMA COISA . DESSA FORMA IMPEDIR -LO. ASSITAM O VIDEO ACIMA DO NANDO MIURA. LA É TUDO EXPLICADO.

Deixe um comentário

Please enter your name here
Please enter your comment!

DESTAQUES

Bairro Cuiabá História Municípios Policia
Após campanha, família recupera cães que foram furtados no Jardim Itália
MP propõe ação contra Romoaldo e servidora concursada e pede bloqueio de R$ 236 mil
Após decolar, Boeing da Gol bate em ave e faz pouso de emergência em Cuiabá
Assembléia Legislativa Câmara Municipal Eleições 2018 Governo Judiciário Partidos Prefeitura
STF recua e manda inquérito contra Blairo Maggi para a Justiça Federal
Governo do Estado deixa salários para data-limite e sem a parcela da RGA
Ex-secretário-adjunto terá que devolver R$ 1,5 milhão aos cofres públicos
Agricultura Agropecuária Economia Agrícola Indicadores Agrícolas Pecuária Tecnologia Agrícola
Tereza Cristina tem encontro com Bolsonaro e almoço com deputados
Estrutura do Ministério da Agricultura será definida nesta semana
Nova fábrica vai ampliar produção de etanol de milho para um bilhão de litros em MT
Artes Cênicas Artes Plásticas Artesanato Cinema Comportamento Cultura Popular Gastronomia LIteratura Música
Papa das histórias em quadrinhos, Stan Lee morre aos 95 anos
Cinemark projeta dez filmes nacionais com ingressos a R$ 4 nesta segunda-feira
Considerado o “novo Zé do Caixão”, especialista ensina maquiagem de efeito especial no Sesc Arsenal
Corrupção Economia Eleições Estados Política
Petrobras inicia operação de plataforma no pré-sal da Bacia de Santos
Ministério pede imunização contra febre amarela antes do verão
STJ manda soltar Joesley e executivos da J&F presos na Operação Capitu
Concurso Dicas Estágio Vagas de Emprego no Mato Grosso
Últimos dias para inscrição em concurso com salário de até R$ 18 mil; veja oportunidades
Concurso público: MT tem mais de duas mil vagas; salários chegam a R$ 18 mil
Termina neste domingo inscrição para concurso da Prefeitura; salários chegam a R$ 5 mil
X