Inspirado pelo seio da família, o artista plástico Valques Pimenta pinta desde os 5 anos de idade, a partir do que alguns chamam de dom ou herança cultural. Aos 35, o cuiabano segue os passos do consagrado representante da arte popular, seu pai Nilson Pimenta, que já esteve entre os 40 melhores do mundo, com uma carreira consolidada.

No mesmo mês em Valques terá a obra “Casamentos em Paris” no maior museu de arte do mundo, o Louvre, na França, sua “Trajetória”, que também dá nome à exposição, será celebrada no Sesc Arsenal, a partir desta sexta-feira (13), com entrada gratuita. A abertura está marcada para às 19h30 e a Galeria segue aberta até o dia 28 de maio.

Multifacetada, a exposição conta com obras de diversos formatos e segmentos. Serão pinturas em tela, em cerâmica, estamparia em objetos e xilogravuras, todos com temáticas florais, além de autorretrato e retratos que homenageiam amigos e importantes nomes das artes visuais mato-grossenses.

Além do pai, Nilson Pimenta, os artistas plásticos João Sebastião e Humberto Espíndola, a crítica de arte Aline Figueiredo, o advogado Dr. Murilo Espinola, os jornalistas Luzimar Collares e Luiz Marcheti, o autor Carlos Roberto Ferreira, o palhaço Wilson-Palhaço Zabilim Plim Plim são alguns deles.

“Trajetória” convida o público a emergir no universo da art naif, sua arte de “formação”, bem como do pai. Conhecida como a arte instintiva, o estilo configura uma expressão artística que não se enquadra nos moldes acadêmicos ou em tendências modernistas, mas marcada pelas pinceladas coloridas, com inspiração na iconografia popular das ilustrações dos velhos livros, das folhinhas suburbanas ou das imagens de santos.

Nesta mostra, o artista extrapola o cenário das zonas rurais já retratadas de forma tão peculiar e a partir de suas cores e formas, passeia na arquitetura e nas flores das cidades europeias atraindo o público a se encantar com a singeleza da sua arte.

Em seu currículo de 30 anos, Valques Pimenta acumula premiações no Salão Jovem Arte Mato-grossense, em 2002, seleção em três edições da Bienal Naïfs de São Paulo, em 1998, 2006 e 2010, além da participação na exposição “Novas Aquisições 2012/2014 – Coleção Gilberto Chateaubriand”, no Museu de Arte Moderna (MAM), no Rio de Janeiro.

Entre as exposições internacionais, suas obras também estiveram expostas na King’s College Campus/2014, em Londres, na Inglaterra, e, atualmente, no Festival Mundial de Arte Naïfs na Polônia.

A Galeria de Artes do Sesc Arsenal funciona de terça à sábado, das 13 às 23h, e nos domingos e feriados, das 15h às 21h. A exposição também estará disponível para agendamento escolar pelo (65) 3616-6903/6922 ou jcsilva@sescmt.com.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes