Vai para entrevista de emprego? Especialista dá 5 dicas para conseguir a vaga

Conhecer a empresa e o cargo que você pretende ocupar nela é uma das principais

(Foto: FreePik)

Segundo dados do IBGE, o Brasil totalizou – em agosto – cerca de 12,9 milhões de desempregados, um aumento de 27% em quatro meses de pandemia. Mas no mesmo momento em que as autoridades estão afrouxando o isolamento social, empresas começam a reabrir processos seletivos.

Para garantir uma dessas oportunidades de trabalho, é preciso estar preparado para a tão esperada entrevista. E a executiva especialista em gestão de carreiras Erika Linhares aponta cinco dicas para se sair bem.

1. Conheça a empresa

Saber o máximo possível sobre a empresa em que você pretende trabalhar pode ser um ponto de destaque na hora da entrevista. Também é interessante tentar conhecer previamente o cargo – e as funções cobradas dele – ao qual você está se candidatando.

É legal pesquisar tudo sobre a organização na internet, fazer um networking com alguém que trabalha lá. É preciso que você entenda as estratégias da empresa”, explica Érika.

2. Mais que habilidades profissionais

O “novo normal” fez muitas empresas passarem a valorizar ainda mais as habilidades comportamentais dos funcionários, afirma Érika.

Hoje em dia, contrata-se, promove-se e demite-se por causa de comportamento. E uma das principais habilidades é a capacidade de trabalhar em equipe”, ela exemplifica.

Dica, então, é tentar mostrar como você pode ser parceiro dos colegas e que tem consciência de que a competitividade acaba quando você consegue a vaga.

Características como criatividade e a capacidade de resolver problemas em situações críticas também são muito valorizadas.

3. Mas a técnica também importa

Apesar de o comportamento pessoal contar bastante, suas habilidades profissionais ainda são o foco, então, demonstre-as. E para não correr o risco de errar, conheça previamente o que é exigido para aquela vaga.

“Use exemplos com fatos que você já realizou, assegurando a sua experiência com as atividades que serão desenvolvidas. Mas se você não possui técnica em algum ponto, mostre-se disposto a aprender”, completa a executiva.

4. Fale sobre você

Mostrar autoconhecimento é um destaque na entrevista de emprego. Vale apresentar hobbies, esporte e seu estilo de vida. Fale também sobre suas qualidades e defeitos.

É muito importante que a empresa saiba que você sabe exatamente onde você peca e que você está em constante melhoria para tentar minimizar isso“.

5. Esteja calmo

Para evitar que o nervosismo tome conta de você, é preciso voltar à dica número 1: estar preparado.

Se você sabe dados sobre a empresa, sobre a vaga de emprego e o que o recrutador espera de você, vai ser mais fácil responder as perguntas e, com isso, o nervosismo vai ficando de lado.

Se você deixar o nervosismo tomar conta, pode aparentar despreparo e que não está prestando atenção no recrutador.

Tem que prestar atenção e responder de forma verdadeira, demonstrando total interesse em estar neste lugar“, finaliza Érika.

(Com Assessoria)

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorUm “pequeno” detalhe desapercebido?
Próximo artigoCampanha de vacinação contra poliomielite começam nesta segunda