Negócios

Vacinação contra a febre aftosa começa nessa sexta-feira

1 minuto de leitura
Vacinação contra a febre aftosa começa nessa sexta-feira
Vacinação reforço contra brucelose - Foto: Edyeverson Hilario

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa começa nessa sexta-feira (1), em todo o território nacional. Dessa vez, os criadores devem imunizar o seu rebanho bovino e bubalino com até 24 meses de idade.

Com exceção de Santa Catarina e Paraná, que são livres da febre aftosa sem a vacinação, todos os outros Estados devem participar da campanha. Ao todo, serão imunizados 87 milhões de cabeças de gado.

Já os Estados do Acre, Amapá e Espírito Santo precisam vacinar o rebanho de todas as idades, conforme o calendário nacional de vacinação contra a aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Esta fase de vacinação é histórica, já que será a primeira vez, desde a instituição das etapas de imunização no país, que o estado do Paraná não irá vacinar seus animais, seguindo o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). O programa prevê a ampliação gradual de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país. Além do Paraná, o estado de Santa Catarina, uma zona livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007, não participa desta etapa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros




Como você se sentiu com essa matéria?
Indignado
0
Indignado
Indiferente
0
Indiferente
Feliz
0
Feliz
Surpreso
0
Surpreso
Triste
0
Triste
Inspirado
0
Inspirado

Principais Manchetes