Vacinação contra a febre aftosa começa nessa sexta-feira

A imunização acontece em todo o Brasil com exceção de Santa Catarina e Paraná

Vacinação reforço contra brucelose - Foto: Edyeverson Hilario

A segunda etapa de vacinação contra a febre aftosa começa nessa sexta-feira (1), em todo o território nacional. Dessa vez, os criadores devem imunizar o seu rebanho bovino e bubalino com até 24 meses de idade.

Com exceção de Santa Catarina e Paraná, que são livres da febre aftosa sem a vacinação, todos os outros Estados devem participar da campanha. Ao todo, serão imunizados 87 milhões de cabeças de gado.

Já os Estados do Acre, Amapá e Espírito Santo precisam vacinar o rebanho de todas as idades, conforme o calendário nacional de vacinação contra a aftosa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Esta fase de vacinação é histórica, já que será a primeira vez, desde a instituição das etapas de imunização no país, que o estado do Paraná não irá vacinar seus animais, seguindo o Plano Estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA). O programa prevê a ampliação gradual de zonas livres de febre aftosa sem vacinação no país. Além do Paraná, o estado de Santa Catarina, uma zona livre de febre aftosa sem vacinação desde 2007, não participa desta etapa.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorGoverno “derruba” sites piratas utilizados para assistir filmes, séries e futebol
Próximo artigoFinal do campeonato terá atrações para toda a família no Autódromo Bom Futuro