Vacinação contra a febre aftosa atinge 99,7% do rebanho mato-grossense

Nesta etapa, os bovinos e bubalinos de todas as idades foram imunizados

Foto: GCom-MT

Durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada em maio deste ano, 99,7% do rebanho mato-grossense foram vacinados. Percentual que corresponde a 29.796,789 milhões de cabeças e segue os bons registros nos trabalhos que desde 2005, apresenta alcance superior a 99% do rebanho Estadual.

Nesta edição, os bovinos e bubalinos de todas as idades foram imunizados. Com exceção dos animais do baixo Pantanal mato-grossense, que devem ser vacinados no fim deste ano.

Das 105 mil propriedades de cria, 2.471 mil foram vistoriadas por técnicos do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea), durante o período de vacinação. Atendendo a determinação de que o Instituto deve acompanhar a vacinação em, ao menos, 2% das propriedades.

Presidente do Indea, Tadeu Mocelin (Foto: Ednilson Aguiar/O Livre)

O presidente Indea, Tadeu Mocelin, disse que apesar das dificuldades em realizar a campanha, por conta da dificuldade financeira vivida pelo governo estadual, refletida no Instituto, o trabalho conjunto entre o Ministério da Agricultura (Mapa), entidades representativas e produtores, contribuiu para o bom desempenho.

Mocelin ressaltou que o último foco da doença no Estado ocorreu em janeiro de 1996 e agora, “esse trabalho nos leva para uma possível retirada dessa vacina. Nos leva, obrigatoriamente, ao status máximo sanitário que é ser livre da febre aftosa, sem vacinação”, pontua.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros





Aceito que meu nome seja creditado em possíveis erratas.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorMãe tenta matar filho de seis anos o enforcando com fio de energia
Próximo artigoCom carro apreendido em blitz, homem agride fiscais e os ameaça de morte

O LIVRE ADS