Mato Grosso celebra avanços notáveis na cobertura vacinal, especialmente nas vacinas contra hepatite A e DTP – difteria, o tétano e a coqueluches. Os números da hepatite A saltaram de 79,4% para 84,5%, representando um crescimento notável de 6,4 pontos percentuais na aplicação da vacina. As aplicações da DTP, por sua vez, aumentaram de 75,2% em 2022 para 80,3% em 2023, sinalizando um compromisso com a saúde infantil.
Além disso, o estado apresentou melhorias consistentes em outras vacinas, como a pneumocócica, que subiu de 84,2% para 86,4%, e as doses de tríplice viral, que registraram crescimento de 87% para 90,5% e de 46% para 54,3%, respectivamente. A vacina contra febre amarela também teve um aumento notável, passando de 70,6% para 75,3%.
Dessa forma, o sucesso de Mato Grosso reflete uma tendência nacional de melhoria nos índices vacinais. Em todo o Brasil, 8 vacinas recomendadas para crianças com um ano de idade apresentaram aumento nas coberturas vacinais. Entretanto, destacam-se as vacinas contra hepatite A, poliomielite, pneumocócica, meningocócica, DTP e tríplice viral, indicando uma reversão positiva após 7 anos de queda.
Resultados preliminares do consumo da vacina
Os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, referentes ao período de janeiro a outubro de 2023, indicam uma reversão na queda dos índices vacinais. O avanço, segundo o órgão do executivo, é atribuído ao planejamento estratégico adotado, incluindo o Movimento Nacional pela Vacinação, o microplanejamento, investimentos regionais de mais de R$ 151 milhões e o programa Saúde com Ciência.
Comparando 2022 com 2023, a cobertura vacinal de hepatite A aumentou de 73% para 79,5%, a pneumocócica de 71,5% para 78%, e a poliomielite atingiu 74,6%, superando os 67,1% do ano anterior. Destaque para a febre amarela, com crescimento de 60,6% para 67,3%, refletindo um esforço conjunto em todos os estados.




